Monday, October 10, 2016

AUTÓPSIA DE UM PASTOR FALECIDO

Eles são verdadeiros mortos-vivos.
Eles estão mortos emocionalmente.
Sua visão e paixão estão mortos.
Sua vida espiritual tem, na verdade, muita pouca vida.
Eles estão no limite de suas forças.
Muitos morreram vocacionalmente. Outros só estão à espera para o enterro.
As autópsias não são um tema agradável. Eu bem sei. Mas eu seria negligente se eu não compartilhasse com você sobre o número de pastores que são mortos no ministério. Você precisa saber. Você precisa entender essa realidade. Você precisa orar por eles. Você precisa caminhar ao lado deles.
Como é que esses pastores morreram? Minhas autópsias figurativas descobriram oito padrões comuns. Alguns pastores chegam a manifestar quatro ou cinco delas. Muitos manifestam todos eles.
1.   Eles sempre disseram "sim" para muitos membros. A fim de evitar conflitos e críticas, esses pastores tentaram agradar a maioria dos membros da igreja. Seu caminho não era sustentável. Seu caminho não era saudável e acabou levando à morte.
2.   Eles disseram "não" para as suas famílias. Para muitos desses pastores, suas famílias foram consideradas por último ou não obtiveram consideração nenhuma. Muitos dos seus filhos são crescidos agora e se ressentem da igreja. Eles prometeram nunca mais voltar a fazer parte de uma comunidade. Seus cônjuges se sentiram traídos, como se não fossem mais amados, desejados ou queridos. Alguns desses pastores e pastoras acabaram perdendo as suas famílias ao divórcio e estranhamento.
3.   Eles têm estado muito ocupados para ter tempo para buscar a Palavra e a oração. Simplificando, eles têm estado muito ocupados para Deus. Leia At 6: 4 de novo no contexto de todos At 6: 1-7. Os líderes da igreja primitiva viram este perigo, e tomaram um caminho corajoso para evitar a armadilha.
4.   Eles morreram uma morte lenta do gotejamento constante de críticas. Os pastores e pastoras são humanos. Sim, eu sei; essa é uma afirmação óbvia. No entanto nós às vezes ficamos a receber as críticas contínuas de membros como se fossem pedras. E um gotejamento contínuo pode destruir até mesmo as rochas mais sólidas.
5.   Eles foram atacados pelo cartel. Nem todas as igrejas, todas as paróquias têm cartéis, mas muitas têm. Um cartel de igreja, ou paróquia, é uma aliança de intimidadores, intimidadores seguidores, cristãos carnais, e até mesmo não-cristãos na igreja. Seu único objetivo é poder. Seu obstáculo, com toda a certeza, é o pastor ou a pastora. Muitos pastores morreram por que tais cartéis os mataram.
6.   Eles perderam a sua visão e sua paixão. Isso é causa de morte; é um sintoma e uma causa. Da mesma maneira como a pressão arterial elevada é um sintoma de outros problemas, também pode levar à morte. Pastores sem visão e sem paixão são pastores a caminho da morte, espiritual e física.
7.   Eles procuraram agradar aos presbitérios e membros antes de Deus. Os pastores que se esforçam para agradar os membros e as diretorias e presbitérios vão acabar por se tornar rapidamente em pastores que estão morrendo. O problema é que a gente nunca pode agradar a todos os membros o tempo todo. Se os pastores tentarem fazer isso eles morrem.
8.   Eles não tinham defensores na igreja. Imagine uma pessoa que está morrendo, sem intervenção médica. Essa pessoa vai morrer. Imagine que pastores que não tem ninguém na comunidade que permaneçam firmes por eles. Imagine pastores, onde os membros são covardes demais para enfrentar os cartéis. Se você pode imaginar isso, então você pode imaginar um pastor morrendo. Só para constar, esta forma de morte é muitas vezes a mais dolorosa que todas as outras acima. O pastor está morrendo, e não tem ninguém para ajudar ou intervir, nem membros, nem sínodo, nem Igreja.
As autópsias não são divertidas. Falar sobre a morte espiritual e física não é divertido. Muitos pastores e pastoras estão morrendo, ou sendo mortos, em sua vocação, em sua vida física, familiar e espiritual.
Mas se você é um membro da igreja, então você pode ser uma parte da solução.
Você poderia?

1 comment: