Friday, February 17, 2006

babel ao contrário






A Torre de Babel é uma história bíblica que fala da intolerância e desentendimento entre as Pessoas. Conta esta história que o ser humano resolveu se proteger da ira divina e construir uma alta torre que alcançasse o céu onde habita Deus. Deus viu o egoísmo do ser humano e a exploração do irmão sobre o irmão e, andando no meio deles, mudou-lhes as linguagem, de modo que todos falassem diferentes línguas e não mais se entendessem, se espalhando pelo mundo.

No pentecostes Deus fez o completamente o inverso, na festa em Jerusalém, cinquenta dias depois da Páscoa, quando Jesus foi crucificado e ressuscitou, os dicípulos reunidos receberam o Espírito de Deus e todo o povo reunido, das mais diversas partes do mundo conhecido de então, com as mais diferentes línguas, os puderam entender.

Nestes dias aconteceu em Porto Alegre a IX Assembléia do Conselho Mundial de Igreja, começou no dia 14 e vai até o dia 24 de Fevereiro de 2006. É um zum-zum-zum de línguas diferentes que quase não dá para contar. Francês, Inglês, Espanhol, Português, Russo, Árabe, Chinês, Grego, e por aí afora. Às vezes se torna até difícil de se entender. No entanto, na busca por unidade entre as igrejas, na busca por fazer a vontade do Pai, Filho e Espírito Santo, se procura o entendimento o mais possível.

Com toda a certeza ainda não é Pentecostes, mas já é uma tentativa de reverter a Torre de Babel.