O que é melhor, o voto ou o consenso? Talvez nenhum dos dois. Afinal, é a voz da maioria a voz de Deus? Estaria Nelson Rodrigues certo ao dizer "Toda unanimidade é burra"? Não sei qual seria melhor ou pior. O voto é uma característica suprema da democracia, onde a maioria mais fraca tem condições de colocar os seus desejos, expressar a sua vontade. No entanto a vontade da maioria nem sempre é melhor. Do outro lado temos o sistema de consenso, onde a boa argumentação, bem fundamentada, convence os demais sobre o que é melhor. Apesar disto, nem sempre se alcança o melhor, mas uma minoria pode fazer valer o seu argumento, quando apenas a maioria não teve o argumento adequado. Qual é o melhor, volto a questionar? Nenhum, ambos os sistemas apresentam as suas falhas e podem induzir ao erro na tomada de decisões.
Em uma ditadura se faz valer o sistema de consenso, com a argumentação - muitas vezes com o argumento das armas - de que a oligarquia sabe o que é melhor para o povo. Foi assim durante os vinte anos da ditadura militar no Brasil, onde um sistema de consenso pressuposto, escolhia nossos presidentes, governadores e até prefeitos. Já o sitema de voto tem nos dado algumas escolhas estapafúrdias. Alguns chegam a dizer, a partir disto que o povo não sabe votar, alguns tem saudade da ditadura e, pasmem, alguns chegam a desejar esta ditadura. Tivemos estranhas escolhas pelo voto, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, nas escolhas para presidente, mas se pegarmos as escolhas para o legislativo, seja federal, seja estadual, a lista às vezes parece uma piada. Ainda assim, será que foi pior ter a possibilidade do voto??????
Qualquer um dos sistemas apresenta suas falhas, seus erros. Para chegar a perfeição devemos buscar sempre o que é melhor para o todo e para a instituição que defendemos. Sempre devemos buscar o "menos pior" no momento. Eu tenho a minha opinião e cada um tem a sua.
"A pior democracia ainda é melhor que a melhor das ditaduras" Mendes Ribeiro - Pensem nisto.
No comments:
Post a Comment