Estive lendo Êxodo 32 com meus confirmandos – para quem não quer ou não tem paciência de procurar na bíblia, é a história do Bezerro de ouro – e cheguei à conclusão que o problema não é a idolatria, é a impaciência!
Desde o momento em que os israelitas deixaram suas casas no Egito e se dirigiram até a beira do mar em seu caminho para o deserto, eles estavam saturados com impaciência. Inicialmente eles pensaram exército de Faraó estava indo para matá-los todos.Em seguida, eles pensavam que iriam morrer de fome e, oh! “Lembre-se daqueles pepinos que tínhamos no Egito!” Em seguida, eles ficaram com sede e pensaram que morreriam de sede. Então eles queriam carne, porque o pão milagroso, o Manah, começou a ser um pouco demais, eles já estavam fartos daquela coisa.
Então Moisés estava demorando demais em cima da montanha falando com Deus, como o trovão e os terremotos de presença imanente de Deus rugindo sobre suas cabeças.
"... Quanto a este Moisés, aquele homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que aconteceu com ele."
Você tem que amá-lo. "Este Moisés."
Sim, lembre-se, o cara que projetou a liberdade do Egito ... o único que falou cara a cara com Deus que enviou as pragas. E dividiu o mar. E a coluna de nuvem e fumaça. Lembram-se dele?
Já nem lembramos do seu nome.....
Sim, não temos idéia do que aconteceu com ele. Talvez ele resolveu ficar com Deus. Talvez ele esteja a aproximar-se na beira da praia. Talvez ele voltou para o Egito. Nunca se pode saber...
Eles não podem apenas ficar parados, e se deleitando com a gratidão à Deus de que eles não estão mais fazendo tijolos e empilhando pedras.
E, não demorou muito para ficar com o “bicho carpinteiro” e agoniados demais. Tempo suficiente para fazer um ídolo.
Esta é uma daquelas lições que não devemos ter problema com a identificação. Pois, se há algo que temos uma grande dificuldade em nossa cultura, é esperar e ter paciência!
Não temos paciência. Esperamos que tudo aconteça muito rapidamente. Imediatamente. Na velocidade de bits e Bites.
Quer dizer, pensemos nos momentos que nós (certamente) tivemos em algum momento desta semana, quando a conexão com a Internet começou a ficar um pouco lenta. Quando o nosso celular teve dificuldades de pegar o sinal. Quando nós enviamos um e-mail 20 minutos atrás, e outra parte ainda não respondeu.
Tic-tac-tic-tac-tic-tac-tic-tac-tic-tac-tic-tac-tic-tac...
Há grande tesouro aguardando para ser encontrado na prática de cultivar a paciência. É uma prática que aumenta a fé e dá uma profunda confiança de que Deus está trabalhando, e em movimento, mesmo quando as coisas parecem não estar indo a lugar algum. E que o tempo de Deus, é o momento certo. Que as geleiras se movem, mesmo com todas as aparências em contrário.
É uma prática que nos obriga a colocar nossas próprias necessidades um pouco de lado, e se concentrar em ver o mundo e os desdobramentos do plano de Deus e da revelação que Deus se desdobrando no mundo ao nosso redor.
Pode ser frustrante. Mas, ele também pode ser bonito.
... E você tem que amar a ironia divina, que é a resposta de Deus às crianças impacientes de Israel é fazê-los esperar quarenta anos para chegar onde eles estão indo. Quarenta anos a viajar algumas centenas de quilômetros.
Apenas respirar. Relaxar. Entregar as cargas....
E ter alguma paciência. Deus vai nos levar no próprio e adequado tempo de Deus.
No comments:
Post a Comment