Friday, August 01, 2014

Encontro Internacional entre representantes das Igrejas Luteranas

Qual o papel e contribuição da Igreja na sociedade para promover justiça e paz? Esta perguntou orientou o diálogo e reflexão de 27 participantes de 24 países representando diversas igrejas luteranas na MissionEineWelt em Neuendettelsau, Alemanha. A MissionEineWelt é uma instituição missionária ligada à Igreja Luterana na Alemanha, que desde 1853 envia pastores e pastoras a diversas partes do mundo para colaborarem na missão da Igreja. No Brasil, por exemplo, pastores foram enviados no século 19 para auxiliar na organização das primeiras comunidades luteranas que deram origem a IECLB. Em outras partes do mundo, o foco da missão foi compartilhar o evangelho entre povos não cristãos. Na medida em que pessoas se interessavam pela mensagem de Jesus e sua proposta de vida, surgiam igrejas luteranas na África, Ásia e Ilhas do Pacífico.
Na atualidade a MissionEineWelt mantém trabalhos de parcerias com as igrejas luteranas ao redor do mundo, inclusive sediando o encontro internacional entre representantes destas igrejas para focarem num tema específico na perspectiva da teologia luterana. Sobre o tema deste ano, o papel da Igreja na sociedade para promover a justiça e a paz, o grupo leu um dos escritos de Martinho Lutero endereçado às autoridades de sua época. Percebeu-se neste e noutras escritos o quanto Lutero era uma figura pública, engajado em orientar as autoridades e ao povo em geral nos valores evangélicos que promovem a boa e justa convivência entre as pessoas. Destacaram-se tanto as qualidades quanto as limitações do pensamento e prática de Lutero como pessoa pública. Por exemplo, como homem de sua época, Lutero escreveu contra o povo judeu por não aceitar Jesus como o Messias prometido. Posteriormente, este escrito foi utilizado pelo regime nazista na Alemanha para alimentar o ódio ao povo judeu. Por outro lado, Lutero chamou as autoridades à responsabilidade para governar tendo em vista não aos interesses pessoais de acumular riquezas e desfrutar uma boa vida, mas sim atender ao bem da população. Exercer um cargo político, portanto, é um chamado para servir a sociedade em nome de Cristo.
Na reflexão, o grupo também considerou épocas posteriores na vida da Igreja na Alemanha. Por exemplo, quando o partido nazista chegou ao poder, pessoas e comunidades cristãs estavam divididas quanto ao apoio que deveriam dar ao governo nazista e ao chamado para pegar as armas e construir através da guerra uma nova Alemanha. A reflexão incluiu a visita ao campo de concentração e trabalho escravo em Buchenwald, onde em certos momentos durante a Segunda Guerra Mundial a média de mortes por doenças, fome e maus-tratos era de 250 pessoas por dia. O grupo também visitou cidades onde Lutero viveu e exerceu sua liderança para reformar a igreja, contando com um vasto grupo de pessoas colaborando tanto no pensar como no agir.
A reflexão e diálogo do grupo sempre levavam em conta os contextos específicos das igrejas luteranas ao redor do mundo. O que se percebeu é que, como comunidade e igreja luterana, existem muitas formas diferentes de se viver a fé. Os problemas locais definem o foco e perspectiva da missão. Na Tanzânia, por exemplo, o papel público da Igreja em promover a justiça e a paz precisa incluir o diálogo e o respeito entre as comunidades cristãs e islâmicas, para que haja uma boa e fraterna convivência no país, livre de conflitos armados que geram dor e morte. No Brasil, a IECLB faz muito tempo que também está engajada nas questões de justiça e paz. Especificamente neste ano a IECLB e suas comunidades estão focadas no papel e missão da Igreja na cidade. Com a urbanização do Brasil e crescimento das cidades, o potencial para conflitos e violência entre vizinhos e moradores nas cidades aumentou. O que significa ser Igreja na cidade é a pergunta que questiona o nosso pensar e agir como pessoas e comunidades cristãs. Importante lembrar que comunidades da IECLB do interior também são influenciadas pela cultura urbana.
Qual o papel e contribuição da Igreja na sociedade para promover justiça e paz? Deus através do profeta Jeremias nos dá uma pista e orientação para nosso testemunho e missão: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz” (Jr 29.7).
Pastor Armin Andreas Hollas – Paróquia de Rio das Antas, SC
Pastor Ms. Alexander Roberto Busch, Paróquia Badenfurt, Blumenau, SC


No comments:

Post a Comment