Wednesday, September 21, 2016

Cinco grandes generalizações mentirosas e maldosas sobre pastores e pastoras.

Eu já passei do limite com estas histórias.
Eu ouvi estas coisas muitas vezes. Penso que já passou o tempo para dar um basta.
As generalizações são sobre de pastores e obreiros. Elas são falsas declarações que podem até parecer ter algum fundamento. O que se acaba conseguindo é diminuir o respeito das pessoas aos pastores e pastoras. E, na maioria absoluta das vezes, estes comentários maldosos são imerecidos.
Claro, eu bem sei que sempre há algumas maçãs podres no grupo, e bem podres, diga-se de passagem. Esses maus exemplos fazem notícia, estão nos grupos de fofocas, nos blogs e nas mídias sociais. Mas esses maus exemplos são, na verdade, a exceção. Eles não são, de forma alguma, a norma.
É ridículo condenar toda uma família com sendo ruim porque um ou alguns dos membros da família trouxeram vergonha para si mesmos.
É absurdo afirmar que toda uma raça ou grupo étnico é ruim por causa de algumas exceções ruins, que é a base do preconceito racial.
Então também é totalmente errado para fazer generalizações negativas categoricamente sobre pastores e pastoras, só porque você sabe alguns exemplos negativos (eu também sei de alguns bem cabeludos).
Por favor, pare de generalizar. Aqui estão cinco dos mais comuns:

Generalização n° 1: "Os pastores estão aí só para ganhar dinheiro." Você está brincando? Você realmente viu as dificuldades financeiras da maioria dos pastores? Você já viu um pastor comprar um carro, apenas para ser atacado por um membro da sua igreja que acha que o pastor está ganhando muito? Deixemos claro que a maioria dos pastores poderia ganhar bem mais em outra profissão com muito menos stress.

Generalização n° 2: "Os pastores trabalham apenas algumas horas por semana, pois só fazem um cultozinho por semana, um ensino confirmatório e uma reunião das OASE." Sim, infelizmente existem mesmo alguns membros da igreja que realmente acreditam que um pastor trabalha cerca de dez horas por semana e nada mais. Eu desafio os membros para olhar com atenção e carinho para a vida dos pastores. Olhe como pastores estão, geralmente, em um trabalho de três turnos, sem feriados. Quantas vezes o pastor é chamado de volta das férias ou de uma folga para fazer um funeral. Quantas vezes um pastor precisou estar no hospital durante toda a noite com uma família cujo filho estava em um acidente de carro. Ah! Você sabe quanto tempo leva para preparar um bom sermão e uma boa liturgia? Olhe para a quantidade de expectativas que se exige dos pastores pelos membros da igreja.

Generalização n° 3: ". Pastores de paróquias grande não se preocupam com os membros" pastores de grandes paróquias ou grandes comunidades (mais de 2.000 membros) está recebe todo o peso dessas críticas. O pressuposto é que grande é ruim e sem amor. Aqui é a realidade. Uma igreja que tem mais de 150 membros em um culto é uma grande igreja em comparação com a maioria das paróquias e comunidades. E até mesmo o pastor de uma igreja com uma frequência menor que 150 membros por culto não pode dar atenção pessoal em para cada membro. A maioria dos pastores das grandes paróquias fazem realmente muito e amam seu rebanho.

Generalização n° 4: "Os pastores têm adotado uma mentalidade empresarial e autoritária." Eu não tenho certeza que a maioria dos críticos sequer sabem o que eles querem dizer com esta agulhada. Eu acho que algo como liderança autocrática e pastorcêntrica (que é em si um modelo ruim). Não, a maioria dos pastores são líderes servidores. Não se deve assumir que eles são ditadores só porque eles demonstram um mínimo de liderança.

Generalização n° 5: "Os pastores só se preocupam com 'moedas e narizes." "Eu quero o meu pastor busque pessoas para a igreja. Eu quero o meu pastor busque os membros afastados, o que ele não faz. Mas isso não significa que o meu pastor se preocupa com números financeiros mais do que as pessoas. Os críticos costumam definir preocupação com as pessoas em oposição à consciência numérica. Eles não são mutuamente excludentes. E, para ser bem claro, a maioria dos pastores e pastoras amam o Senhor, suas famílias e seus membros da igreja antes mesmo de pensar sobre as estatísticas da semana ou em sua própria vida.

Nenhum pastor é perfeito, nenhuma pastora é perfeita. E existem alguns pastores que, de fato, trazer vergonha para os que são enviados e ordenados. Quase todo mundo sabe bem os maus exemplos. No entanto a grande maioria dos pastores e das pastoras são dedicados, trabalhando arduamente no serviço dedicado à Deus e às comunidades.


É hora de parar as falsas generalizações!

No comments:

Post a Comment