Monday, March 09, 2009

Água


Ping, ping, ping, ping...

Como o tic-tac de um relógio, marcando o passar do tempo, a água pinga fazendo um barulhão. Talvez esteja pingando na beirada de uma pedra, ou no telhado, quando chove plenamente. Quem sabe é de uma torneira mal fechada onde o recurso mais precioso e vital da sociedade é inconscientemente desperdiçado.
O barulho da água pingando é saudado com alegria, depois do tempo da seca. O som destas gotas atingindo o solo traz a promessa de transformação, de sementes germinando, de plantações trazendo frutos, de esperança para o futuro, de frescor. Este gotejar é também o som da justiça.
Há mais de dois mil anos o profeta Miquéias chamava a humanidade para as três dobras da espiritualidade da resistência e da persistência. “Pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus” . É para espiritualidade da persistência, para esta espiritualidade da sustentabilidade que nós, cristãos, somos chamados quando a inicia um novo tempo da quaresma.
Séculos atrás o profeta romano Oviedo disse que o gotejar da água quebra a pedra, não por força, mas por persistência. Numa sociedade onde tudo é apressado e de soluções instantâneas, as virtudes da disciplina da quaresma não são fáceis de serem vendidas. O tripé da espiritualidade de Miquéias nos chama a sermos a água gotejando sobre a pedra, continuamente, para salientar os temas da água e da justiça em nossas próprias comunidades e através do mundo.
Loren Kerkof, um padre franciscano, dos EEUU, também nos encoraja a desenvolver o tripé da espiritualidade como resposta à realidade ecológica de nosso planeta, realidade que aponta para a necessidade de aprofundar a relação com Deus; o senso de responsabilidade moral e o chamado para promover o reino de justiça de Deus.
“A eco-espiritualidade se dá conta que a terra é um reflexo do divino; esta vê o universo como um sacramento de Deus, uma encarnação de Deus. Contemplar a beleza e a presença de Deus em todas as coisas pode nos levar a uma metanoia, uma conversão que nos move a responder à crise enfrentada por nosso planeta, nossa casa, a criação de Deus.”
Como o cervo que anseia pelas correntes de águas puras no Salmo 42, há o anseio para que em nosso mundo as coisas sejam diferentes, por água límpida, por uma relação mais profunda com Deus, por uma maneira mais justa de relacionamentos e vida entre as pessoas.
A crise de água e a falta de justiça no acesso à água é parte da crise em que nosso planeta se encontra. Kerkof diz que a questão que enfrentamos hoje é tão somente “Como então iremos viver?”
Desta maneira quaresma é muito mais sobre tomar tempo de se questionar, olhar para a maravilhosa criação de Deus, se dar conta de como cada um de nós leva a vida nos dias de hoje e está conectado ao todo da vida neste precioso e frágil planeta, e perguntar a nós mesmo o que significa, frente a esta realidade, seguir Jesus. É sobre contemplar um belo lago, uma fonte de água pura ou apenas um copo de água gelada. É também assumir um compromisso de ser parte da longa luta por justiça e água para todos.
Enquanto andamos humildemente com Deus através da quaresma nós também olhamos adiante, para a promessa de um mundo de valores transformados oferecidos pela ressurreição de Cristo na Páscoa. Esta transformação precisa começar por cada um de nós.
Conseguir justiça e água para mais de um bilhão de pessoas em nosso planeta, que não tem acesso à água pura e limpa para beber não vai acontecer de um dia para o outro. Este será sempre um longo processo de defesa gotejando, de campanhas e ação direta. Algumas vezes vai parecer como se não tivesse impacto algum. Exige de nós não só o compromisso intelectual e político, mas também precisa da espiritualidade da persistência, que nos sustenta enquanto seguimos Jesus e tentamos ser água que coroe as montanhas de injustiça.
A promessa é de Cristo, a fonte de água viva, nos sustentará enquanto caminhamos adiante e regamos as novas sementes de justiça.
Amém.

Água é o tema proposto para meditação para a quaresma pelo Conselho Mundial de Igrejas. Visite em http://www.oikoumene.org/en/activities/ewn-home/resources-and-links/seven-weeks-for-water.html

No comments:

Post a Comment