Thursday, August 27, 2009

Sagrado Vs Profano




Sagrado x Profano

“E eis que o véu do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo, a terra tremeu, fenderam-se as rochas.” Mt 27.50

Este era o véu que separava o Santo dos Santos do restante do Templo. Este era o local mais sagrado, onde ficava guardada a Arca da Aliança contendo as Tábuas da Lei. De todo o templo, este era o lugar mais restrito, a ele só tinha acesso o sumosacerdote, pois ali acontecia o contato direto com Deus. Somente alguém previamente escolhido e preparado podia ter este contato direto com Deus. Também neste local a pureza devia ser absoluta e o sacerdote tinha de passar por muitos rituais de purificação para entrar ali. O véu fazia uma separação entre o puro e o impuro, o sagrado e o profano, o transcendente e o imanente, Deus e as pessoas.

O rasgar do véu, na morte de Jesus, confirma a encarnação do verbo divino (Jo 1.1) e a eliminação completa desta separação. Não mais um Santo dos Santos separado, mas aberto a participação de todos. Já não é mais uma única pessoa a se colocar perante Deus, mas todos os que recebem este Jesus, recebem o “poder de serem feitos filhos e filhas de Deus”, o se tornarem um povo de sacerdotes (I Pe 2.9-10).

Hoje, olhando para nossas igrejas, principalmente da IECLB, eu me pergunto: O sagrado invadiu mundo ou o mundo invadiu o sagrado? Se sacralizou o secular, ou se secularizou o sagrado? Dependendo da resposta teremos conseqüências para a igreja e para o mundo em que vivemos.

No meu humilde entendimento o rasgar do véu do templo, a encarnação do verbo, a formação de um povo de sacerdotes, traz o sagrado para o seio da vida diária, fazendo com que cada ato de nossas vidas, das vidas do povo de Deus seja guiado pela sacralidade da encarnação do verbo. Jesus torna sagrada cada vida, cada ser que o Pai deu à Jesus (Jo 6.37-40) se torna sagrado pela vontade do Pai e do amor de Jesus e na comunhão do Espírito.

No entanto o que vemos, hoje, no dia-a-dia, é uma banalização da vida. Dentro de nossas igrejas há uma banalização do sagrado. Em muitas comunidades nada mais é sagrado. Entendemos que o sagrado invadiu o mundo, mas vivemos como se nem dentro de nossos templos o sagrado não existisse. Somos todos sacerdotes, mas agimos como se ninguém fosse sacerdote de nada.

A conexão com Deus se dá através do espaço sagrado. “tira as sandálias que o chão que pisas é terra santa”(Ex 3.5). Se o véu do templo foi rasgado, abrindo este espaço para todos, cabe à nós irmos em busca deste espaço! O sagrado, para nós, luteranos, está ali onde o indivíduo assume a sua função de sacerdote. O sagrado está ali onde a comunidade se reúne como “corpo de cristo” (I CO 12). O sagrado está onde se cumpre a vontade amorosa de Deus.

ASSUMAMOS A NOSSA POSIÇÃO DIANTE DO SAGRADO.

1 comment:

  1. Um texto profundo e reflexivo.
    Acredito que palavras de Fé e Verdade independem de religião. Sempre bom ler textos reflexivos assim.
    E obrigada por tuas visitas e comentários. Fico contente em poder mostrar minha cidade. Claro que temos muitos problemas aqui e lugares não tão bonitos como os que tento mostrar. Mas se a ideia do blog é divulgar as belezas, vamos a elas.. rsrs...
    Abração a você!

    ReplyDelete