Monday, September 14, 2009

Fragilidade humana - encontro com Deus


Salmos 8
1Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que puseste a tua glória dos céus! 2Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários para fazeres calar o inimigo e vingador. 3Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, 4que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? 5Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste. 6Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: 7todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, 8as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas veredas dos mares. 9Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra!
Fragilidade Humana e encontro com Deus.

Quão frágeis e pequenos que nós, seres humanos, somos! Somos frágeis e dependentes de tudo quando nascemos e levamos uma infância e uma adolescência toda para adquirirmos independência. Nossa vida é um nada – ou quase nada. Nosso corpo é frágil sujeito a dores e a ataques de doenças de todos os lados. O tempo de nossa vida passa tão rápido que quando nos apercebemos estamos nos encaminhando para a velhice e a morte. Num piscar de olhos, na menor distração, nossa vida pode ser ceifada. Corremos em busca pela vida e acabamos perdendo ela nesta busca. “Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que diria o homem em troca da sua vida?” (Mc 8.38) Frágeis que somos, não nos apercebemos que o encontro da vida só existe no encontro com o divino.
  • Somente no encontro com o divino deixamos nossas fragilidades.
  • Somente no encontro com o divino encontramos a vida.
  • Somente no encontro com o divino somos fortes, pois ainda que fracos, nele somos fortes, disse o apóstolo.
  • Somente no encontro com o divino, nos tornamos centro da criação, auxiliares de Deus na construção de um mundo novo.
  • Somente no encontro com o divino conseguimos ver a grandeza da criação, e nós dentro dela.
  • Somente no encontro com o divino conseguimos ver o próximo, que de nós precisa.
  • Somente na busca pelo próximo conseguimos encontrar o divino.
  • Somente parando em nosso corre-corre e apreciando a natureza criada por Deus, conseguimos encontrar o divino.
  • Somente saindo de nosso egoísmo na busca do coletivo, conseguimos encontrar Deus.
  • Somente quando abandonamos nossa busca cansativa da vida a qualquer custo, principalmente tendo como custo a vida do próximo, e nos colocamos nas mãos do divino, ele nos concede a graça eterna de sermos divinos.

Sermos FILHOS E FILHAS DE DEUS.

No comments:

Post a Comment