Saturday, June 11, 2011

Ultimato afasta Ricardo Gondim


A revista evangélica Ultimato afastou o pastor Ricardo Gondim da coluna que ele assinava há 20 anos. A razão foi seu posicionamento de apoio à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que aprovou os direitos civis de pessoas com orientação homossexual.

Antonio Carlos Ribeiro
Belo Horizonte, sexta-feira, 10 de junho de 2011

“Nessa tarde, encerrou-se um relacionamento que, ao longo de todos esses anos, me estimulou a dividir o coração com os leitores desta boa revista. Cada texto que redigi nasceu de minhas entranhas apaixonadas”, escreveu o teólogo em seu blog (www.ricardogondim.com.br), ao se despedir da parte de seu público que lê a publicação.

Gondim mostrou-se compreensivo com a Ultimato, através de seus editores, “por não se sentir confortável com a minha posição sobre os direitos civis dos homossexuais”. Mas manteve a opinião de que o Estado laico “não pode marginalizar, excluir ou distinguir como devassos, promíscuos ou pecadores, homens e mulheres que se declaram homoafetivos e buscam constituir relacionamentos estáveis”.

Admitiu que os tweets postados em seu site “deixam a ideia de que sou tempestivo e inconsequente no que comunico”, mas recusou-se a reagir à acusação de humanismo, “por causa da minha resposta à Carta Capital sobre a condição das igrejas na Europa”. Humilde, mas firme, pediu “perdão a todos os que me leram ao longo dos anos”.

A Editora Ultimato tem sede em Viçosa, cidade a 225 quilômetros de Belo Horizonte.

“Quaisquer desvarios e irresponsabilidades que tenham brotado de minha pena não foram intencionais. Meu único desejo ao escrever, repito, foi enriquecer, exortar e desafiar possíveis leitores”, admitiu. “Um pedaço de minha história está amputada. Mas a própria Bíblia avisa que há tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou”, assumindo e mantendo a posição que julgou coerente com a postura evangélica.

A revista justifica sua decisão referindo-se ao Projeto de Lei 1151/95, da deputada Marta Suplicy, que em 2009 reafirmou o repúdio à homofobia e disse não ao Projeto de Lei da Câmara 122. Agora critica a “volta à cena” do PLC 122, que criminaliza a “discriminação por gênero e orientação sexual, cuja relatora é a agora senadora Marta Suplicy, que segue uma cartilha conhecida. Nada de novo, insistiu” (http://www.ultimato.com.br/conteudo/de-novo-o-pl-122-nada-de-novo).

O diretor-redator, Elben César, acrescentou que a prática homossexual é condenada pelas três religiões monoteístas do planeta: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Reforçou que os “protestantes (este é o meu caso), enquanto esses se conservarem fiéis às Escrituras Sagradas, sua única regra de fé e prática, a conduta homossexual será considerada um desvio sexual. Mas à luz da mesma Bíblia, eu também não posso odiar o gay, a lésbica, o bissexual, o travesti e o transexual!” – disse. (http://www.ultimato.com.br/conteudo/heterossexualidade-sem-homofobia-e-homossexualidade-sem-heterofobia)

No comments:

Post a Comment