Monday, July 07, 2014

Seminário Summer School - Neuendettelsau



Seminário  





1° dia – 7 de julho de 2014

O dia iniciou com meditação juntamente com o grupo australiano. Nos apresentaram os trabalhos do Mission EineWelt no mundo todo. A história da Mission EineWelt que se mistura com a Diakonie Neuendettelsau. Todo ano a entidade faz um Summer School tendo por base algum tópico da teologia luterana e reúne participantes de todos os países onde há atuação desta entidade.

Nas apresentações do grupo denotamos não somente diferenças culturais, mas também de níveis teológicos, com mestres, bispos pastores e leigos, níveis e sotaques de inglês,  e níveis profissionais. Um grupo bem heterogêneo também geograficamente. Asiáticos da China, Índia, Coreia, Singapura, Nepal, Japão, Hong-Kong e Malásia; Oceânicos da Austrália, Ilhas Fiji, Samoa, Austrália e Papua Nova Guiné; Africanos do Quênia, Tanzânia, Moçambique, Nigéria, Serra Leoa, Libéria e Congo; e Latino-americanos do Brasil, Guatemala, Colômbia e El Salvador.

O seminário se torna atrativo pela perspectiva de partilha de experiências e trabalhos das diferentes igrejas em diferentes realidades sociais, políticas e econômicas. Poder descobrir como diferentes igrejas, em diferentes contextos trabalham a teologia luterana e de como esta teologia influencia a sociedade e a atuação da comunidade na realidade em que os membros vivem.

A separação dos dois reinos, secular e espiritual, ou a obediência à autoridade secular na teologia luterana será a linha de orientação das palestrar e debates no seminário.

Já pudemos perceber como Deus trabalha no contrário, ou na contramão da sociedade. Pelos posicionamentos fortes e firmes das igrejas luteranas no mundo, a partir de sua fé e de sua confissão estas apresentam uma subversão da ordem vigente. A teologia luterana, desde a reforma, tem sido importante nas mudanças de posicionamentos de seus membros, a partir da fé e da confessionalidade.

No comments:

Post a Comment