Wednesday, August 12, 2015

Nove Passos para usar as medias sociais e Blogs sem perder o foco da missão.

Como em qualquer prática, existem extremos. Alguns pastores, lideranças e funcionários de comunidades e paróquias firmemente se recusam a se envolver em tecnologia, mídia social, ou blogs. No outro extremo, para alguns ministros há uma utilização indevida e abusiva das ferramentas úteis e meios de comunicação disponíveis para eles.

Após quase uma década de envolvimento em mídias sociais e, mais tarde, a blogosfera, eu já vi o melhor e o pior e já sofri o melhor e o pior. Então quero compartilhar um pouco do que aprendi.


1.      É preciso estar envolvido em tecnologia, mídia social e blogs. É missiologicamente  irresponsável não ser. É aí que o campo missionário crescente reside, e você precisa estar entre eles.
2.      Seja informal a maior parte do tempo. Mídias sociais e blogs são conversas; Têm, assim, certa informalidade entre eles. Há um lugar para escritas formais, mas não é aqui. Não custa dizer, informalidade e gramática pobre não são nunca foram e nunca serão sinônimos.
3.      Também não seja demasiado informal. Podemos ficar muito relaxados e escrever ou postar coisas que depois, mais tarde, nos arrependemos. Ser informal não significa ser idiota ou irracional.
4.      Cuidado com seu tom. Diferentes pesquisadores têm observado que vemos muito dos nossos próprios escritos e postagens nos meios de comunicação social como mais amigáveis do que provavelmente os leitores percebem. Nota-se que nas mídias sociais as pessoas são bem menos amigáveis do que seriam normalmente,, algumas vezes até raivosas. Mas não me pergunte como você mede escritos amigáveis, em todos os casos vale sempre a máxima, “o que estou escrevendo constrói ou destrói?”.
5.      Leia seus escritos em voz alta. Dificilmente isso tira muito do seu tempo. Você vai perceber coisas que você não faria de outra forma, e ele pode te salvar de um monte de constrangimento.
6.      Abrace o humor, mas faça-o com muita cautela. Foi-me dito em muitas ocasiões que eu sou sarcástico. Eu gosto de ser bem-humorado, mas meus escritos às vezes podem ser interpretados diferentemente pelos meus leitores. Mais uma coisa, uma postagem pode ser de humor e isso não quer dizer chulo!
7.      Evitar ou, pelo menos, minimizar, siglas e emoticons. Muitas pessoas não sabem o que essas letras significam. E se você usar demais alguns, como omg, lol, ou sqn, pode parecer um adolescente tolo. Isso até pode ser uma implicância pessoal minha e muitas pessoas discordam de mim. Particularmente eu gostaria que emoticons não fossem usados jamais e que se usasse um português claro!
8.      Não se gabe nem use de falsa modéstia. Falsa modéstia é muito chato! Às vezes precisamos celebrar algumas grandes vitórias e grandes novidades. É nosso direito. O que nós não podemos é exagerar. No entanto pode ser especialmente irritante se o motivo da vanglória é uma falsa humildade.
9.      Lembre-se: A Internet é permanente. Não existe tal coisa como fazer suas palavras desaparecerem para sempre. Pode-se assegurar que alguém pode ter dado um control+c e um control+v de quase todas as coisas loucas ou idiotas escrito na Internet. E há um monte de gente inteligente que pode rastrear e encontrar coisas que você pensou que tinham sido excluídas. Muitos pastores,  lideranças e outras pessoas, têm perdido ou atrapalhado o seu futuro por não ser sábio na Internet. E mais comissões de eleição de pastores em paróquias e setores de recursos humanos em empresas e  estão fazendo checagens nas mídias sociais e de blogs sobre os candidatos. Seja muito prudente com o que você escreve ou o que você compartilha através de links e fotos.

É fato que a internet hoje é um grande campo missionário, em mídias sociais e na blogosfera. Precisamos, como em qualquer atividade, estar liderando o caminho para alcançar e ministrar as pessoas que estão lá. Mas precisamos fazê-lo graciosamente, sabiamente, e com grande discernimento.

No comments:

Post a Comment