Wednesday, December 30, 2015

Devoção Ano Novo ou de final de ano - Eclesiastes 2:17

Reflexão original em Inglês de John Stuart em http://glenkirk.blogspot.com.br/2015/12/new-year-devotion-years-end.html

Eclesiastes 2.17 "Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito."

            Houve um tempo em que eu cheguei a odiar a minha vida, meu trabalho, meu pastorado, tanto, que eu só queria acabar com tudo. Felizmente, alguns amigos me salvaram e eu tenho gostado muito dos últimos quarenta anos, desde aqueles tempos complicados. Isso não significa que eu não sou sujeito a momentos de ansiedade, incômodos, ou deprimentes, depressivos; como a maioria dos seres humanos, eu tenho a minha cota de tempos difíceis. No entanto, mesmo em um ano ruim como foi 2015, eu experimentei alguns momentos doces e bem-sucedidos. O que foi bom, se eu analisar bem, em muito vai ultrapassar o que foi mau; minha alegria para a vida supera a dor, a irritação e os incômodos que experimentei.

            Quando leio este capítulo de Eclesiastes eu tenho a sensação de que ao escritor deve ter sido dado praticamente tudo para ele de mão beijada. Parece que ele nunca soube o que a fome, a pobreza, problema ou dor realmente eram. Suas observações nos deparam com alguém que teve muito tempo em suas mãos, que realmente nunca teve dificuldades para viver a vida, ou foi alguém que em grande parte desconhece as lutas que a maioria das pessoas, ditas normais,  enfrentam. Ele é como um monarca rico ou uma celebridade mimada; ele reclama muito quando as coisas não vão em sua própria maneira. Ele repreende vida porque não viveu até suas expectativas.

            Podemos contrastar isso com a vinda de Cristo ao mundo. Em Filipenses 2.5-9 Paulo escreve:
"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome"

Ele tem todos os privilégios, poder e riquezas do Céu, do ser Deus, e ainda assim ele acaba sendo filho de pais da classe trabalhadora, nasceu em um estábulo emprestado, e deitado num coxo. Se Jesus tivesse sido como o autor de Eclesiastes, Ele teria vindo à Terra em uma carruagem de ouro, acompanhada por milhares de anjos, exibindo todos potência, poder e soberania de Deus.

            Mas Jesus se tornou como nós a se identificar com a nossa luta, a nossa compreensão da realidade, bem como a nossa quota de dor, fadiga e problemas. E porque Ele fez isso, Cristo compreende não só completamente nossas dificuldades, contratempos e problemas, Ele também quer nos salvar deles por toda a eternidade.

            Então, hoje, vamos abraçar este pensamento: A vida não tem sentido com Cristo - Ele tem um propósito - tudo o que temos a fazer é aceitar que somos parte do Seu plano maravilhoso.

Questões para reflexão pessoal

Quando olho para trás ao longo de 2015, quais os problemas, lutas e dificuldades que eu experimentei? Como Jesus me ajude a suportar, superar e aprender com eles? O que eu espero que ele vá ajudar a realizar em 2016?


Oração: Senhor Jesus, Tu caminhas conosco a cada dia e compartilhar nossas lutas e estás no meio de nossas tempestades. Estas perto de nós no final deste ano, e vais adiante de nós em 2016. Ajude-nos a nos voltamos para o Senhor constantemente para orientação e incentivo, força e amor. Em Vosso Santo Nome, andamos e oramos. Amém.

No comments:

Post a Comment