Tuesday, July 16, 2019

SETE RAZÕES PELAS QUAIS PRECISAMOS IR ALÉM DO DEBATE SOBRE O NÚMERO DE MEMBROS


É bem previsível.

Toda vez que se escreve ou fala sobre qualquer coisa que trate sobre o número de membros de uma comunidade, parte da discussão degenera em um debate sobre qual é o melhor tamanho. Aconteceu sempre que se olha para a diminuição de membros, ou o fichário inflado das comunidades e paróquias, bem como a baixa participação dos membros.
Nós precisamos de comunidades de todos os tamanhos, aliás, de todas as comunidades. Todos os tamanhos de igrejas, de comunidades, de paróquias. Precisamos de mais igrejas. Não é um ou outro, grande ou pequena. É ambos / e. Permitam-me apontar sete razões pelas quais um debate sobre o tamanho da igreja não dá bons frutos.
1.   Saúde da comunidade e o tamanho da comunidade não são sinônimos. Existem muitas comunidades pequenas saudáveis. Existem muitos grandes e megacomunidades saudáveis. E há muitas comunidades insalubres e doentias de todos os tamanhos.
2.   Conflito não é exclusivo de um determinado tamanho de comunidade. De fato, algum nível de conflito sempre estará presente em todas as comunidades. Há momentos em que o conflito é mais visível na menor porque todos conhecem a todos. Mas isso não significa que o conflito não esteja presente e, às vezes, intenso em comunidades maiores, com muitos membros.
3.   Declarações categóricas sempre são prejudiciais ao corpo de Cristo. "Todos os/as ministros/as e presbitérios de grandes comunidades se preocupam demais com os números." "Se uma pequena comunidade estivesse fazendo era deveria fazer, não seria uma pequena comunidade." Tais declarações categóricas não fazem bem. De fato, eles fazem mal. Por que deveríamos participar de tais conversas?
4.   O corpo de Cristo tem diversidade; isso é bom. Em 1 Coríntios 12, o apóstolo Paulo elogia a diversidade dos membros individuais do corpo de Cristo. Da mesma forma, há diversidade nas comunidades que trabalham para a Sua glória. Algumas dessas comunidades são pequenas. Algumas são de tamanho médio. Algumas são grandes. Algumas são mega.
5.   A morte das comunidades não é em função do tamanho desta. Obviamente, uma comunidade fica menor a caminho da morte. Mas isso não significa que o tamanho da comunidade seja a causa da morte. Significa simplesmente que a igreja está ficando menor à medida que se aproxima de zero. São muitos e diversos os fatores que levam à extinção de uma comunidade. A diminuição de membros é um sintoma.
6.   Fidelidade e obediência são obrigatórias para todos os membros da igreja. Deixe os resultados numéricos para Deus. Ele pode levar uma igreja a se tornar muito grande; ou Ele pode levar uma igreja a ser uma igreja de tamanho padrão na comunidade. Nenhum tamanho é inerentemente bom ou inerentemente ruim.
7.   Seria maravilhoso se as comunidades e denominações trabalhassem juntas, tanto quanto algumas denominações costumam criticar os outros. Nossas comunidades podem estar esperando para ver se nós, denominações, podemos trabalhar juntas antes que os membros da comunidade decidam que nos querem por perto.
Deus nos dá pequenas comunidades. Deus nos dá comunidades de tamanho médio. Deus nos dá comunidades grandes e muito grandes. Elas são todas parte do plano de Deus. Precisamos parar de criticar uns aos outros e a nós mesmos e começar a trabalhar juntos e pegar juntos para o crescimento da Igreja de Cristo.
Podemos nos surpreender como Deus nos usará.

No comments:

Post a Comment