Wednesday, September 16, 2020

Criação - por Emílio Voight

 E Deus disse: — Que a terra produza relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja no fruto sobre a terra. E assim aconteceu. E a terra produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.

E Deus disse: — Que a terra produza seres vivos, conforme a sua espécie: animais domésticos, animais que rastejam e animais selvagens, segundo a sua espécie. E assim aconteceu. E Deus fez os animais selvagens, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os animais que rastejam sobre a terra, segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom (Gênesis 1.11-12, 24-25).

Pela palavra divina, a terra produziu. Como uma mãe, a terra deu à luz. Talvez tenha sido um parto dolorido, seguido de alegria e gratidão. Agora, a mãe terra sente a dor das queimadas e a morte das criaturas que fez nascer.

Eu queria poder escrever uma oração de conforto, mas só posso expressar uma lamentação e um temor. Somos um fragmento da criação divina, mas não nos compreendemos como parte dela. Procedemos com indiferença ou como terríveis ocupantes. O que Deus dirá da intervenção humana? A oração que resta neste momento é um pedido por clemência. Que Deus tenha piedade de nós em seu julgamento!



No comments:

Post a Comment