Tuesday, February 14, 2017

9 QUESTÕES PARA DETERMINAR SE VOCÊ É UM LÍDER CRISTÃO

Muitos de nós, ministros, ministras, presbitérios, obreiros e obreiras, nos encontramos em posições de liderança, mas às vezes nos perguntamos se estamos realmente liderando. E, francamente, às vezes há pessoas ao nosso redor que também se perguntam se estamos liderando. Aqui estão algumas perguntas a fazer-se para ver se você está realmente líder como um líder cristão.

1.       Se outros conhecessem minha vida intimamente, eles gostariam de me seguir? Esta questão, é claro, cobre a parte "cristã" da liderança cristã. Se você não está vivendo de tal maneira que você modelo Cristo (1 Coríntios 11: 1), você não está dirigindo como um cristão deve.
2.       Estou incomodado com o status quo? Mesmo quando as coisas estão indo bem, os líderes fortes estão sempre orando e buscando os próximos passos para realizar o melhor de Deus. Se você está confortável com onde você e sua igreja estão, você pode estar em modo de manutenção, em vez de modo de liderança.
3.       Eu tenho uma visão de um futuro brilhante? Esta é a questão da visão. Se você não é capaz de ver o que Deus pode querer fazer através de seu ministério no futuro - ou se você simplesmente desistiu do futuro - você provavelmente está reagindo mais do que liderar.
4.       Eu vejo as pessoas como o dom de Deus ou como um meio para um fim? Se as pessoas são apenas um meio para um fim, vamos usá-los ao invés de guiá-los - e isso não é cristão. Quando os vemos como o dom de Deus, os levaremos a caminhar com Ele e a experimentar o Seu melhor. Como você vê sua congregação?
5.       Alguém está me acompanhando ou seguindo? John Maxwell e outros têm apontado que um líder sem seguidores está apenas a dar um passeio. Nenhum líder faz com que todos sigam (mesmo Jesus não o fez), mas alguém vai embarcar com um líder cristão genuíno que capta e lança a visão de Deus. Você provavelmente não está levando bem se ninguém está seguindo.
6.       Estou investindo em alguém pessoalmente? É difícil ler o Novo Testamento e não ver Jesus e Paulo como líderes que intencionalmente discipularam outros. Com base em seus modelos, a boa liderança cristã inclui derramando sua vida em algumas pessoas. Não fazer isso é perder uma das melhores oportunidades para realmente líder.
7.       Se eu sair, o ministério continuará bem? O verdadeiro teste de nossa liderança não é quando estamos "no chão"; É quando Deus nos chama e a igreja deve continuar sem nós. Se o ministério de sua igreja sofre quando você se foi, você não tem sido o melhor líder. Na verdade, é possível que você tenha construído seu próprio reino, em vez de Deus.
8.       Eu continuo aprendendo? Líderes que acham que já sabem tudo vão levar apenas até o agora. Inevitavelmente, eles irão atingir o limite de sua formação e conhecimento. Nesse ponto, tudo o que eles podem fazer é viver em modo de manutenção a menos que eles comecem a aprender novamente. Se você não está continuamente lendo, estudando, ouvindo, etc, você pode ter atingido o seu teto de liderança.
9.       Sou contrariado por alguém por minha piedade? Esta pergunta nos leva de volta ao primeiro. Se você é um líder cristão genuíno, você está garantido que Satanás o atacará (1 Pedro 5: 8). Os melhores líderes cristãos implementaram salvaguardas de responsabilidade contra os ataques do inimigo.

Quais outras perguntas você acrescentaria?

No comments:

Post a Comment