Wednesday, February 15, 2017

Pelo direito de ser intolerante

Vivemos num mundo onde muito se pode, “tudo me é lícito”, escreve o apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios, (I Co 10.23 a), e as pessoas parecem seguir isto ao pé da letra, esquecem-se da segunda metade do versículo, onde Paulo escreve “mas nem tudo convém”.  Parece a mesma coisa com relação às liberdades que se tomou, somos bem luteranos, dizem alguns, levamos a liberdade ao pé da letra. Não escreveu Lutero “somos livres de tudo e de todos, não estando preso nem a nada nem à ninguém?”. Faz-se questão de se esquecer a segunda metade, “somos servos de tudo e de todos, estando sujeitos a tudo e a todos por amor de Cristo”.
Bem sabemos que a tolerância é necessária, e o próprio Paulo conclama os cristãos à tolerância e ao cuidado com os mais fracos (Rm 14 e 15). No entanto tem sido confundido tolerância e cuidado com condescendência e a permissividade, pois estas não são fundamentadas no amor, mas na individualização.
Desta forma, a partir do Evangelho de meu Senhor (Mt 5 – Mt 7), venho clamar pela necessidade de sermos intolerantes:
·         Sermos intolerantes com a injustiça, pois precisamos ser saciados;
·         Sermos intolerantes com a fome, pois precisamos ser alimentados;
·         Sermos intolerantes com a corrupção, pois ela produz injustiça e fome;
·         Sermos intolerantes com a opressão, pois é mãe da corrupção;
·         Sermos intolerantes com desmandos de lideranças, pois mostram o egoísmo;
·         Sermos intolerantes com o egoísmo, individualismo, egocentrismo, pois acaba com a comunhão;
·         Sermos intolerantes com a violência, pois desumaniza os violentos e os violentados;
·         Sermos intolerantes com as guerras, pois não só desumanizam, mas matam a criação de Deus;
·         Sermos intolerantes com a poluição; pois destrói a beleza da criação divina;
·         Sermos intolerantes com os cegos pelas ideologias e pelas religiões, pois não permitem que o diferente se pronuncie;
·         Sermos intolerantes com o fundamentalismo, cristão, muçulmano, indi, shinto, etc., pois considera o próximo desamado por Deus e quer fazer de Deus objeto de sua crença cega;

Precisamos ser intolerantes até com a intransigência que não consegue ver que o diferente é possível. Jesus nos deixou um novo mandamento e dentro deste mandamento está a tolerância, mas ser tolerante em amor, em cuidado em carinho, não ser tolerante para, simplesmente deixar que tudo aconteça, o que tudo se possa.

No comments:

Post a Comment