Thursday, March 30, 2017

MUDE SEU ESTILO DE VIDA - PARTICIPE DE UMA COMUNIDADE CRISTÃ!

Texto do colega Pastor Renato Luiz Becker


Eu, nos últimos dias, andei me ocupando com tema “Comunidade Cristã” e quero repartir um pouco das minhas conclusões. Sim, é vontade de Deus que participemos ativamente de uma Comunidade Cristã. Sim, é Seu desejo que vivamos nesta Comunidade, mesmo que, aqui e ali, isso não seja tão agradável ou quando, lá e acolá, acontecem acaloradas discussões sobre trivialidades. Mas, ao final das contas, o que é a Comunidade Cristã? O que significa a Comunidade Cristã? Como é que funciona a Comunidade Cristã? O que é que eu ganho com a minha participação na Comunidade Cristã?
O que é a Comunidade Cristã?
Eu creio que a Comunidade Cristã não seja aquilo que muitas pessoas expressam quando só participam, lá de vez em quando, de um Culto Dominical e, se não chover, de um Grupo de Interesse onde se leia e se discuta a Bíblia. Eu penso que Deus entende a Comunidade Cristã como um “estilo de vida” para nós! Eu penso que as possibilidades de se jogar um jogo de futebol, de se assistir um filme, de se celebrar a vida num jantar, de se participar de eventos, de se ir banhar numa piscina, de se fazer um churrasquinho e de se tomar parte num acampamento tem tudo a ver com a Comunidade Cristã. Tudo aquilo que nós, cristãs e cristãos, repartimos, é Comunidade Cristã.
Como é que funciona a Comunidade Cristã?
A Comunidade Cristã é descrita na Bíblia como um Corpo onde Jesus é a cabeça (Efésios 1.22). Jesus pensa, propõe, coordena, decide e admoesta. A Comunidade funciona se deixarmos nos orientar por esta Cabeça. O que Jesus faria no nosso lugar diante desta ou daquela situação? Essa é a pergunta que cada uma e que cada um de nós precisa se fazer repetidamente! Para a pergunta “O que fazer para melhorar a nossa Comunidade?”, a resposta é muito simples - ter comunhão; viver a vida comunitária; focar o pensamento de Jesus!
Porque, justamente eu, devo participar de uma Comunidade Cristã?
Ora, porque tu tens “algo” em ti que Deus está a fim de fazer uso (1 Coríntios 12.7). Deus te alcançou um presente, os teus dons. Deus te criou como uma pessoa única para que, junto com outras pessoas singulares, possas ajudar fazer acontecer os grandes Projetos do Seu Amor. Para que possamos construir o Seu Reino de Paz, Amor, Justiça e Perdão; ajudar, encorajar, acompanhar umas às outras e uns aos outros é preciso. Na nossa Comunidade, por exemplo, eu conheço pessoas que são bancárias, eletricistas, motoristas, metalúrgicos, carpinteiros, cozinheiros, diaristas, padeiros, enfermeiras, dentistas, professoras, empresários e por aí vai. Todos esses dons foi Deus quem presenteou a essa gente. E notem que esses dons são apenas os talentos “seculares”. Depois deles vêm as pregadoras e os pregadores, as pessoas que oram, gente que faz música... Diversidade – esta é a palavra chave. Enfim, Deus espera que tu sejas uma parte atuante no Seu Projeto de mais Vida.
Como a Gente se comporta dentro de uma Comunidade Cristã?
Sendo aquilo que somos (1 Pedro 5.3). Sendo uma pessoa amiga e irmã para as outras. Sendo uma mãe ou um pai. Sim, sendo uma das muitas filhas e filhos de Deus. Permitam que as pessoas te amem e reparte do teu amor com quem estiver próximo. Deixa que te ajudem e ajude às outras e os outros que caminham ao teu lado. Sejam modelos para as outras pessoas e, ao mesmo tempo, procurem modelos para vocês seguirem.
O que acontece quando vivemos numa Comunidade Cristã?
Deus chama a Comunidade Cristã e as pessoas que dela fazem parte a dar bom testemunho para que as autoridades e os poderes angélicos conheçam a sabedoria de Deus, em todas as suas diferentes formas (Efésios 3.10). É na Comunidade Cristã que as pessoas afastadas de Deus podem ver quão grande e quão incrível é Deus. Isso tudo vale a pena – certo?

No comments:

Post a Comment