Monday, August 21, 2017

POR QUE LEVA DE CINCO A SETE ANOS PARA SE TORNAR REALMENTE “O MINISTRO OU MINISTRA” DE UMA PARÓQUIA.

Ano passado passei pelo processo de “Renovação do TAM”. Para que não conhece o sistema, é um processo doloroso pelo qual os ministros e as ministras ordenadas da IECLB passam a cada três ou quatro anos. Agora já estou na metade do quinto ano nesta paróquia, com meu TAM – Termo de Atividade Ministerial – renovado por mais quatro anos.
Pelo EMO – Estatuto do Ministério com Ordenação – o tempo mínimo de um TAM deve ser de três anos e este também é o tempo mínimo de permanência de um ministro ou ministra em um CAM – Campo de Atividade Ministerial. Já depois de renovado, não há mais prazo mínimo para a permanência.
Eu já tenho uma experiência razoável no ministério e esta tem me mostrado que três anos é muito pouco para se tornar pastor ou pastora de uma paróquia. É um fato conhecido e acontecido com muitos colegas, quando já há três anos em uma paróquia sempre aprece alguém que fica contente em conhecer “o novo pastor”.

“Você é o novo pastor da igreja! ” Esta frase é bastante comum vindo de membros, mas para ministros e ministras isto pode ser bem verdade, mesmo depois de três anos em uma paróquia. A gente, quando chega em uma paróquia, tem muitas expectativas que são importantes, tanto da nossa parte como na parte dos membros. Mesmo depois de devidamente instalados em ofício especial pelo Pastor ou Pastora Sinodal ainda vai levar muito tempo até verdadeiramente nos instalarmos no CAM.
Minha pergunta é: Você está pronto para liderar e mover a paróquia para a frente. Afinal, você é o pastor ou pastora. Certo?
Errado.
Na maioria das paróquias estabelecidas, há um período bem prolongado de conhecimento mútuo e adaptação antes que os membros das comunidades como um todo nos abracem como ministro ou ministra. E, quando chega esta hora, a maioria de nós pode, então desfruta dos seus maiores e mais alegres anos de ministério.
Mas a maioria dos ministros e ministras nunca chega ao ano cinco, muito menos o ano sete, acaba se retirando, ou sendo retirado, na primeira renovação do TAM. Então, por que leva cinco a sete anos para ser abraçado como o pastor das igrejas mais estabelecidas? Aqui estão sete razões comuns.
1.    Demora muito tempo para entrar em padrões de relacionamento estabelecidos. Muitos dos membros estão lá há décadas. Eles têm seus amigos, familiares e grupos de relacionamento. Os ministros e ministras não entrarão significativamente em muitos desses relacionamentos por vários anos. Luteranos, principalmente de origem germânica, tem problemas de abrir seus relacionamentos.
2.    Você está criando novas formas de fazer as coisas. Você pode não pensar que você é um grande agente de mudança, mas sua presença como ministro ou ministra muda as coisas de forma significativa em uma paróquia. Cada um lidera de forma diferente. Cada um prega de forma diferente. Cada família é diferente. A paróquia e as comunidades tem que se ajustar a todas as mudanças que a gente, como ministro ou ministra, traz antes de começar a abraçar completamente como ministro ou ministra.
3.    A maioria dos relacionamentos não se estabelece totalmente até que eles passem por um ou dois grandes conflitos. O primeiro ano ou dois são os anos de lua de mel. A paróquia acha que você é absolutamente excelente. Então você faz algo, lidera algo, ou muda algo que seja contrário às suas expectativas. Acontece o conflito. Você não é mais o melhor. Então você tem dois anos de lua de mel, um a dois anos de conflito, e um a dois anos para chegar do outro lado do conflito. Então você se torna pastor em cinco a sete anos.
4.    As paróquias estão acostumadas a ministros e ministras de curto prazo. Muitas igrejas raramente vêem um pastor chegar ao quinto, sexto ou sétimo ano, pelos mais diversos motivos, como o stress da renovação do TAM, finanças ou a maneira de ser das lideranças. Eles nunca aceitam completamente o ministro ou ministra, porque eles não acreditam que este ou esta irá superar o primeiro grande conflito.
5.    Pastores anteriores feriram alguns membros da igreja. Muitas vezes quando lemos o quadro de vagas da IECLB já identificamos alguns destes conflitos. Há muitas razões para essa realidade, algumas compreensíveis e outras não. Em ambos os casos, um ministro ou ministra anterior prejudicou alguns membros da igreja, e os membros levam vários anos para aceitar um novo ministro ou ministra e aprender a confiar novamente.
6.    A confiança sempre é cumulativa, não imediata. Essa realidade é especialmente verdadeira em paróquias estabelecidas. Independentemente de como o ministério se desenrola, simplesmente leva tempo antes que os membros da paróquia estejam dispostos a dizer com convicção: "Esse é o meu pastor".
Eu sei. Gostaria que pudéssemos jogar fora os medos e desfrutar da confiança imediata. Mas, na maioria das paróquias isto simplesmente não vai acontecer rapidamente. Serão necessários de cinco a sete anos.

A gente está disposto a ficar para desfrutar o fruto de um ministério de longo prazo?

No comments:

Post a Comment