Monday, October 26, 2009

Devoções e orações


Há alguns dias atrás, quando nos preparávamos para retornar da convenção nacional de obreiros - http://www.luteranos.com.br/convencao2009/ - vi uma cena que me chamou muito a atenção, a devoção de um rapaz, católico romano, que fazia a sua oração enquanto caminhava pelas ruas. Como eu sabia? Ele rolava os dedos nas contas de um rosário enquanto caminhava. Este jovem seguia o que a bíblia manda: Perseverai na oração, vigiando com ações de graça” (Colossenses 4.2). “Orai sem cessar” (II Tessalonicenses 5.17). A cena muito me chamou a atenção, tanto que comentei com um colega que estava comigo.

O texto de Lucas 18.1 relata: “Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer”. A parábola é a do Juiz Iníquo. Nos tempos de Jesus os israelitas oravam três vezes ao dia. Uma grande devoção.

Os Islamitas são convocados a orar cinco vezes ao dia. Estes também possuem um rosário de contas, o tessubá, que carregam em seus bolsos para poderem sempre fazerem as orações que são prescritas.

Os católicos, seja romanos, seja ortodoxos, tem um sinal de devoção muito forte. Um é o rosário de contas. Tem suas diferenças em numero de contas, mas na base é o mesmo. Estes tem também o “Sinal da Cruz”, não um sinal mágico, mas um sinal de devoção e oração.

Já os cristãos da reforma não tem nada prático ou físico para auxiliar nas orações. Ainda que Lutero seguia bem a ordem beneditina – Ora Et Labora – esta não é a tônica, nem nas igrejas luteranas, nem nas outras igrejas da reforma.

Deus certamente sabe de nossas necessidades antes de pedirmos, mas este espera que façamos nossas orações. A pergunta é como fazer estas orações. Precisamos estar na igreja, no templo? Que palavras digo? Pode ser uma oração decorada? Pode ser escrita? Tem de ser falada?

Existem muitas formas de oração. O livro dos Salmos tem algumas das mais belas orações escritas. Lutero escreveu orações - http://tiny.cc/U7hkd - que pudessem ser lidas. Os budistas tem uma forma interessante, depois de proferida, a oração é escrita e colocada em tonéis giratórios, para que as palavras possam sempre ser agitadas, ou escrevem em bandeirolas, para as palavras serem agitadas pelo vento.

Existe uma tradição em Jerusalém que é de se colocar orações escritas nas frestas das ruínas do templo. Até tem um rapaz que faz isso com que lhe escreve a oração. http://www.tweetyourprayers.info/2009/09/tweet-your-prayers-in-pictures/ Um trabalho muito bonito. Basta fazer sua oração e escrever para ele no twitter - @thekottel – que ele imprime e coloca nas frestas do muro.

Em todos os casos, o que precisamos é recuperar nossa devoção, ou encontrar formas de devoção.

Soli Deo Gloria.

No comments:

Post a Comment