Monday, May 22, 2017

Existem razões para a pouca participação de nossos membros nas comunidades?


Há cerca de 20 anos, um membro de uma comunidade era considerado ativo se ele ou ela ia em todo culto que houvesse.

Hoje, ficamos contentes quando um membro vem à igreja pelo menos uma vez no mês.

Algo está errado com esta consideração. Por 2.000 anos, a comunidade cristã local, por mais confusa que seja, tem sido o lugar de Deus para os membros crentes se reunirem, louvar, orar, receberem a Palavra e os sacramentos e prestarem contas uns aos outros.

Com toda a certeza quando se escreve alguma coisa sobre a participação do membro inscrito na igreja, a gente vai inevitavelmente ouvir gritos de "legalismo" ou "a igreja não é um edifício" ou "a igreja é uma reunião de desajustados".

Mas a comunidade local, a igreja local de desajustados, é o que Deus tem como Seu principal instrumento para fazer discípulos. Só que o compromisso está diminuindo, e drasticamente, entre muitos membros da igreja.

Por quê?

Na verdade, a sociedade atual minimiza a importância da comunidade cristã local. Quando o fazemos assim, é menos provável que frequentemos uma comunidade. Algumas poucas gotas de chuva podem impedir muitas pessoas de freqüentarem a igreja, mas isso não vai impedi-las de sentar-se três horas na chuva ver o seu time de futebol preferido, ou irem ao rodeio.
Nós adoramos os ídolos da atividade. Muitos membros irão substituir um dia em sua igreja com um dia de futebol, ou rodeio, ou dormir da ressaca das atividades do dia anterior, do baile, da festa.
Tiramos muitas férias da igreja. Eu não sou anti-férias. Mas há 20 anos atrás, teríamos certeza de que freqüentávamos uma igreja onde estávamos tirando férias. Hoje, muitos membros tomam umas férias da igreja mesmo estando em casa.
Não temos grandes expectativas de nossos membros. Qualquer organização com propostas sérias espera e obtém muitos membros e muito dos membros, seja uma equipe esportiva ou uma organização cívica. O que é irônico é que a maioria das comunidade e paróquias não chega perto de ser uma igreja de alta expectativa. Se o membro vem ao culto, pelo menos uma vez por mês está mais do que bom.
Elegemos membros de baixa frequência em líderes de nossas comunidades e paróquias. Quando fazemos isso pensamos em fazê-los se engajar e aumentar sua frequência, no entanto estamos fazendo uma declaração clara de que mesmo os líderes da igreja não precisam se comprometer com o lugar que supostamente lideram.
Ouvi um líder de uma organização dizer aos membros que ele não os queria se não estivessem totalmente comprometidos. Eles não poderiam ser infrequentes se eles quisessem fazer parte do grupo. Ele esperava um compromisso total.

Ele é um treinador de futebol. E todos os membros da equipe seguem essa alta expectativa de compromisso.

Se realmente esperamos fazer a diferença em nossas comunidades e nossas famílias, os membros das igrejas locais precisam ter pelo menos o mesmo nível de comprometimento que os membros das equipes esportivas.

Afinal, a missão de cada igreja local é muito mais importante.


Pelo menos deveria ser.

1 comment: