Wednesday, July 13, 2005

Comunhão e solidariedade.


Comunhão é a base de muitas religiões, principalmente das três grandes monoteístas, o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Nelas a comunhão de mesa, a recepção ao estrangeiro e ao necessitado são bases da fé.

O cristianismo adotou os preceitos básicos do judaísmo, mas as mesmas histórias que estão na "Torah" também fazem parte da tradição islâmica. Os Filhos de Abraão, como estes se auto denominam. O preceito de receber bem o estrangeiro, de ser hospitaleiro, é uma característica nas histórias dos patriarcas, pois "poderiam estar recebendo anjos". Não é para menos que a refeição comunal preconfigura a celebração cristã, a eucaristia.

  • Se o ser hospitaleiro é um preceiro básico destas três religiões a pergunta que fica é de onde surgiu o preconceito que aparece entre os fiéis destas três religiões irmãs?
  • Como posso seguir um preceito de hospitalidade e ao mesmo tempo criar em meu coração um sentimento de hostilidade?
  • Se o amor, a misericórdia e a justiça são características de meu Deus (Iahweh, El, Alah, Senhor, Jeová - ou outro nome que eu tenha aprendido), como seu seguidor não deveria eu não deveria ter estas mesmas características?

Com toda a certeza, pelos escritos sagrados, Torah ( e Nebiim, K'tubim), Evangelho ( e asCartas apostolares) e o Koram, o amor e a misericórdia de Deus são a tônica, mas o preconceito humano, o ódio e a cobiça, que cegam o fiel numa leitura fundamentalista destes escritos sagrados, transtorna o que seria a vontade de Deus.

Nós, fiéis destas três religiões, temos de nos penitenciar e assumir diante de Deus o nosso pecado de ter colocado em Deus os nossos ódios e preconceitos.

Se quisermos alcançar a vontade de Deus comunhão e solidariedade devem fazer parte de nossas vidas. Preconceito, individualismo, sectarismo não fazem parte das palavras de Deus nos escritos sagrados.

Shalom alei chem.

Salam aleikum.

Paz para todos

No comments:

Post a Comment