Thursday, July 14, 2005

Quanto vale um ser humano?


Nada!!!!!!
O nosso corpo não serve para nada. Não vale nada! O que é, afinal o nosso corpo?
É feito de sangue, carne e ossos, mas se olharmos com mais atenção, veremos água, fósforo, ferro, glicerina, sal, cal, carbono... muito pouco para que tenha valor. Nenhum metal nobre.

Economicamente somos valorizados pelo nosso poder de compra, ou pela força de trabalho. Valemos em nossa sociedade pelo que podemos consumir, ou produzir.

Religiosamente somos valorizados apenas pelos pares, os iguais, por cumprir as normas morais ou por se encaixar num padrão ditado pelos supostos preceitos religiosos. O que é diferente, o que não se enquadra é descartável.

Não!!!!! Mil vezes Não!

A diferença é o que nos valoriza! Se assim não fosse Deus não nos teria criado com tantas diferenças, raciais, culturais, sexuais.
O problema é quando a diferença, a contrario de ser usada para engrandecer a criação de Deus, é usada para diminuir, para humilhar, para explorar.

Nada justifica a diminuição de meu próximo, nem minha fé, nem a economia, nem a cultura (?), nem a raça, nem o sexo.

O valor do indivíduo está em fazer parte da criação de Deus. É somente a partir desta perspectiva que aprenderemos novamente a valorizar-nos mutuamente.

A verdadeira religião não está no ascetismo, no misticismo, na espiritualidade exacerbada, mas na valorização do próximo!

No comments:

Post a Comment