Thursday, July 07, 2011

A graça de Deus é inclusiva, e nossos templos?




“Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo?”(Sl 15.1) Este salmo foi o guia de fé e cântico no AT. O acesso à Deus estava no merecimento. No templo de Jerusalém somente os eleitos podiam entrar. A área dos sacrifícios era aberta somente aos homens, aos puros, aos salvos. O acesso à área mais sagrada do templo era restrito somente aos sacerdotes. Os doentes, os deficientes, os considerados impuros, bem como as mulheres e estrangeiros, somente tinham acesso ao pátio externo do templo.

Jesus inaugurou um novo relacionamento das pessoas com Deus. Jesus mostrou que não é mais o merecimento ou a perfeição que nos permite o acesso a Deus, mas a graça infinita de Deus que acolhe todas as pessoas, com suas falhas e dificuldades.

Entre um modelo e outro nossas comunidades muitas vezes se apropriaram do merecimento e da eleição do AT. Isto é evidenciado em muitas situações; a Santa Ceia, onde as pessoas não se acham dignas, ou as crianças não podem participar, também a arquitetura de nossas igrejas, que privilegia o saudável, o perfeito,o jovem, ou comunidades formadas puramente de descendentes de alemães. Uma arquitetura cheia de degraus, muitas escadas, culto centrado na pregação, comunidade de descendentes de alemães e uma mentalidade teológica voltada ao merecimento, tem deixado muitas pessoas excluídas da comunhão comunitária. Nossas igrejas são muitas vezes voltadas para os eleitos para os eleitos, saudáveis, descendentes alemães, sem deficiências, eleitos, enfim, considerados salvos.

A Comunidade Evangélica de Confissão de Teófilo Otoni já venceu muitas das barreiras que se colocavam para o acesso de todas as pessoas à graça de Deus. Esta já há muito não é mais uma comunidade de descendentes de alemães. Hoje há uma saudável mistura de raças e cores.

A amplitude da graça precisa sempre ser trabalhada, ajudando todas as pessoas a entrar no “tabernáculo” do Senhor. Isto somente se alcança dando um passo após o outro, com a consciência de que todas as pessoas são incluídas na graça de Deus.

A modificação da arquitetura do templo, com a construção de rampas e adaptação dos banheiros para a acessibilidade de pessoas com deficiências e a utilização do telão nos cultos trouxe mais uma possibilidade para a inclusão de todas as pessoas, através da participação ampla de todas as pessoas nos cultos. As rampas construídas permitem o acesso ao templo de pessoas com qualquer tipo de dificuldade física e o telão permite às pessoas com dificuldade de audição acompanhar a liturgia dos cultos. Com grande alegria, na consagração das rampas e banheiros, pessoas com deficiência, cadeirantes e idosos puderam participar do culto, sem o constrangimento de poder subir as escadas do templo.

Com certeza ainda há muitos passos a serem dados. A construção de rampas e banheiros é apenas um passo no acesso às pessoas ao templo, e, por conseguinte, a infinita graça de Deus que é oferecida a todas as pessoas. A construção material é um passo, mas também preciso investir na reconstrução de mentalidades. Teófilo Otoni, com a construção das rampas, deu mais um pequeno passo, mas muitos outros precisam ser dados para que todos possamos “entrar no tabernáculo” de Nosso Senhor.

No comments:

Post a Comment