Friday, September 15, 2017

5 coisas que perderemos se tomarmos a Bíblia muito literalmente

Todos queremos certezas. Entendo. Isso nos faz sentir melhor sobre nós mesmos. Nos faz sentir agradáveis e confortáveis por dentro. Isso nos faz sentir como se o grande e ruim monstro que chamamos de "Dúvida" não nos devorará.

Portanto, não é de admirar que, ao abordar as Escrituras, muitos de nós optem pelo fundamentalismo acima de tudo. Isso nos dá essa sensação de segurança, essa sensação de que temos uma compreensão real e incontestável sobre a situação. No entanto, descobri durante toda a minha longa e sinuosa jornada que a segurança que recebemos do fundamentalismo bíblico não é mais do que uma fraca fachada. E, quando essa base fundamental na construção da nossa fé, meticulosamente construída, é arrancado, tudo se esvai; nossa fé desmorona e nos deixamos sem uma base básica. Para usar uma analogia, ficamos com um apartamento vazio sem nada dentro.

Além disso, quando nos aproximamos da Bíblia muito literalmente, não estamos fazendo nada além de embarcar em uma aventura em perder o ponto essencial. É claro, pensamos que estamos sendo servos fiéis do Deus Todo-Poderoso, e de nosso SENHOR Jesus Cristo - e talvez alguns de nós realmente o sejam -, mas o que estamos fazendo principalmente é nada além de defender uma posição que, ironicamente, a Bíblia nunca nos pede para defender. E quando fazemos isso, acabamos perdendo uma tonelada de grandes coisas que acontecem em toda a Bíblia. Gostaria de mencionar 5 destas.

1. A teologia de jesus


Há tantas coisas ditas sobre Deus na Bíblia, desde o pouco obscuro até o totalmente insano. Eu não vou entrar em todos eles aqui - como se tivéssemos tempo ou espaço e quem está lendo isto tivesse tempo - mas aqueles de nós que usamos nossos cérebros de vez em quando sabem do que estou falando. Então, quando acreditamos que toda reivindicação teológica feita por todo escritor de todos os livros da Bíblia é inegavelmente verdade, que é teologicamente apontada a cada passo, dificilmente deixamos qualquer espaço para que Jesus ofereça qualquer crítica. Por exemplo, quando literalmente acreditamos na afirmação de Deuteronômio de que "Se você não observar diligentemente todas as palavras da lei que estão escritas neste livro [Torah], temendo o nome glorioso e fantástico, o Senhor seu Deus, então o Senhor vai abalar você e sua prole com aflições severas e duradouras e doenças graves e duradouras ", então, quando nos voltamos para João 9, acabamos com um enigma. Por quê? Porque isso não é o que Jesus ensina.

Em João 9, quando Jesus está pressionado sobre a questão das maldições intergeracionais, Jesus não afirma a norma cultural de que pessoas são afligidas por Deus com doenças dolorosas e duradouras por não ter observado todas as notas, pontos, vírgulas e títulos da Torá, mas isso é doloroso e duradouro. Doenças afligem as pessoas para que "as obras de Deus possam ser reveladas". Quais são as obras de Deus? Ao contrário do Deuteronômio 28, onde se afirma que Deus é um Deus bendito e maldito, as obras de Deus são totalmente com o propósito de benção (Mateus 5:45), para curar e restaurar: "Quando ele disse isso, ele cuspiu na raspou e fez barro com a saliva e espalhe a lama no rosto do homem, dizendo-lhe: "Vá, lave na bacia de Siloé." Então ele foi e lavou e voltou capaz de ver ".

Na verdade, existem outros casos em que Jesus reorienta nosso modo de teologizar, mas não tenho espaço para discutir isso aqui. No entanto é bom refletir sobre isso.

2. O Diálogo do Antigo Testamento


Isso pode ser uma surpresa para alguns, mas não é apenas Jesus que critica as opiniões de seu povo. Os escritores (principalmente os profetas – e estes são mais importantes que os salmos!) da Bíblia hebraica fazem isso também. Em outras palavras, o Antigo Testamento é um diálogo sobre, entre outras coisas, Deus e a natureza de Deus. Por exemplo, considere o que aconteceu com Jezreel.

Em 2 Reis 9, há um relato de um massacre neste lugar pelas mãos de um homem chamado Jeú. O que acontece é que Jeú é ordenado - e sim, ungido - pelo profeta Elias para derrubar toda a casa de seu mestre, Acabe, construída sobre a tirania e a maldade (2 Reis 9: 7-8). Então, ele faz! E ele é defendido como um homem justo de Deus por fazê-lo.

Poucas gerações depois, no entanto, o profeta Oséias vê as coisas de maneira diferente. Falando em nome do Senhor, Oséias escreve: "Pois em algum tempo punirei a casa de Jeú pelo sangue de Jezreel, e acabarei com o reino da casa de Israel" (Hos 1, 4). Em outras palavras, de acordo com Oséias, Deus não está tão satisfeito com o que o assassino zelote Jeú fez com a casa de Acabe. Isso, apesar de Elias ter mandado tal coisa.

Este afastamento da violência é um componente chave para a meta-narrativa bíblica global, mas é um movimento que está longe de ser uma linha direta bem desenhada. Em vez disso, a Bíblia é um "texto em trabalho de parto", como René Girard o chama, e, como tal, o que precisa acontecer é que a Bíblia precisa ser "corretamente partilhada", em vez de ser sempre tomada de forma tão literal.

3. A oportunidade de ser crível no mundo moderno



É bastante risível que, até hoje, alguns de nós pensem que Gênesis 1 está tentando apresentar uma explicação científica da criação. Quero dizer, você pensaria que o fato de que o sol não é dito ser criado até o quarto dia seria evidência suficiente para que possamos concluir que os dias nesta história são algo além de períodos literais de 24 horas. E, no entanto, muitos de nós continuamos em nossa ignorância.
Eu acho isso triste, porque não só esse fundamentalismo raso nos impede de recolher alguns dos nuggets teológicos e antropológicos reais que Gênesis 1 apresenta (como em, quando a comparamos com o mito babilônico Enuma Elish[1]), também nos obriga a subvalorizar todas e quaisquer descobertas científicas. E quando isso acontece, acabamos parecendo bastante bobos no processo. Qualquer um que usa seu cérebro sabe que é ridículo pensar que, de alguma forma, de alguma maneira, Noé literalmente colocou todas as milhares de espécies de animais em uma arca de madeira e cuidou por eles durante meses sem ter todos os modos de caos; que leões e tigres e ursos - Oh meu! - todos juraram não serem carnívoros porque entenderam que a sobrevivência de suas espécies dependia de que eles se tornassem veganos. Então, quando os cristãos desligam o cérebro e dizem o contrário, ele simplesmente desliga as pessoas de pensar criticamente, e assim poderiam realmente usar o Evangelho em suas vidas. Tudo para ler a Bíblia literalmente, de um modo fundamentalista.

4. A Psicologia da "Queda"


As cobras não falam, animais não falam! No entanto muitos leitores da Bíblia apontam para Gênesis 3 como prova de que algumas cobras fazem. Isso é bobo. Precisamos olhar para a Bíblia e descobrir que algo mais está acontecendo aqui, algo com o qual perderemos uma leitura fundamentalista de Gênesis 3 e 4. Começarei dizendo que a serpente é usada como uma analogia. Representa o tipo de desejo corrompido e retorcido que surge quando as proibições são colocadas sobre as coisas. Observe a corrupção na primeira questão perguntada a Eva: "Deus não disse:" Não comerás de nenhuma árvore no jardim? "(Gênesis 3: 1). Como sabemos, não é isto o que Deus disse. Existe apenas uma árvore proibida, nada mais e nada demais. Esta é uma armadilha. Claro, Eva inicialmente corrige a serpente, mas ela então imita a serpente inventando sua própria mentira. É sutil, mas está lá, claro como o dia. Ela responde: "Não comerás do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem a tocarás, nem morrerás" (Gênesis 3: 3, ênfase minha). Então, o que começou com uma proibição agora foi torcido em duas proibições.
Inicialmente, no entanto, nada acontece com Eva. É somente depois que o homem – que, sejamos claros, estava lá com ela o tempo todo - come do fruto é que os olhos de ambos são abertos. Isso sugere que todos os três personagens - a serpente, Eva e Adão - estão conectados de uma certa maneira. Em outras palavras, como diz Michael Hardin: "Tudo isso sugere literalmente que o homem, a mulher e a serpente são uma grande figura do processo de desejo mediado e suas conseqüências." Quais são essas conseqüências? Inicialmente, acusações e bode expiatório: o homem culpa tanto a Deus quanto à mulher (Gênesis 3:12), então a mulher continua buscando um bode expiatório, voltando-se para a serpente (Gênesis 3:13).

A história continua, e seguem-se mais consequências. O que começa com uma mentira no capítulo 3 rapidamente se transforma em um assassinato no capítulo 4. Ao entender a benção de Deus, Caim mata Abel. Irmão ergueu-se contra o irmão. Então Caim fundou uma cidade; civilização construída sobre o sangue. A partir daí a violência se intensifica até que todo o mundo seja corrupto e cheio de perversidade.

Mais uma vez, ler a "queda" literalmente garante que perderemos grande parte desse olhar em nossa psicologia e como ela se relaciona com a violência. Garante que, em vez de cavar mais fundo para outros níveis de significado, nos contentaremos em simplesmente receber o que está na superfície.

5. A Profundidade do Apocalipse de João


O livro do Apocalipse é assustador, amigo? Pelo menos isso foi para mim. Quero dizer, a profusão de imagens assustadoras, de dragões e fogo e destruição e morte - isso é suficiente para manter qualquer criança acordada toda noite. Mas isso tudo mudou agora, já que não aceito mais tudo tão literalmente.

E uma vez que eu deixei de acreditar em criaturas literais de cabeças múltiplas e multi-chifres que iriam devorar meu rosto, aí eu pude ver o quão profundo esse livro realmente é. Estudei ele com as mulheres da OASE e com um grupo de estudo bíblico em Fraiburgo. Então, exemplo, eu pude ver os insights que este livro dá sobre a origem da violência do império romano; e em contraste, pude ver o quão poderoso o Evangelho pode ser para superar essa violência e dar ânimo e força às comunidades em meio às perseguições. Antes, porém, não podia; Eu quase não conseguia ficar louco sobre se eu seria arrebatado ou não, se eu fosse jogado em um lago de fogo literal ou não.

Vivemos a analisar se devemos levar a sério ou não onde toda a violência humana hoje está levando a humanidade, uma violência que é vista desde o aparecimente do ser humano neste planeta. Isso em si é assustador. Mas, se podemos voltar atrás e olhar para a floresta, apesar de todas as árvores individuais, podemos ver que temos uma promessa: as portas da Nova Jerusalém nunca foram fechadas (Ap 21:25). Então, talvez possamos prestar atenção às advertências neste livro para que possamos ajudar a promover, na medida do possível, o reino de Deus. E todos podem nos unir na chamada para entrar na cidade abençoada.

Nota:
[1] http://mitosgrupoum.blogspot.com.br/2008/04/enuma-elish.html 

No comments:

Post a Comment