Friday, September 29, 2017

Prédica para 01 de outubro de 2017 - 17° de Pentecostes

Tomar responsabilidade
Ezekiel 18; 1-4,25-32

A palavra do Senhor veio para mim. "O que vocês querem dizer ao citar este provérbio sobre a terra de Israel:" Os Pais comem uvas verdes e azedas, e os dentes das crianças ficam ásperos. "Assim como eu vivo, declara o Soberano Senhor, você não citará mais Este provérbio em Israel. (Ezequiel 18: 3-4)

As leituras de hoje enfocam a responsabilidade pela nossa ação.

Um paciente estava acamado no hospital, incapaz de caminhar e acidentalmente derrubou um copo de água que se derramou no chão ao lado da cama do paciente. O paciente estava com medo de que alguém pudesse escorregar na água, então ele pediu ajuda a um enfermeiro para limpá-lo. A paciente não sabia disso, mas a política do hospital era que os pequenos derramamentos eram da responsabilidade dos auxiliares de enfermagem, enquanto grandes derramamentos deveriam ser movidos pelo grupo de limpeza e higienização do hospital.
A enfermeira, muito solícita, decidiu que o derramamento podia ser considerado grande, então ela ligou para o departamento de arrumação. Uma administradora de limpeza chegou para avaliar a situação e declarou o derramamento um pequeno. Uma longa discussão se  seguiu sobre quem teria que limpá-lo aquela água derramada.
"Não é minha responsabilidade", disse a ajuda da enfermeira, "porque é uma poça grande". A administradora de limpeza não concordou. "Bem, não é meu", disse ela. "A poça é muito pequena".
O paciente exasperado ouviu isso por um tempo, então pegou um jarro de água da mesa noturna e serviu tudo no chão. "Isso é uma poça grande o suficiente para vocês duas decidir pela limpeza?" ele perguntou. Foi, e esse foi o fim do argumento.

Querida comunidade, o que parece esta história? Ela ilustra a incapacidade das pessoas de assumirem a responsabilidade. A culpa é sempre de outra pessoa, e não queremos ser responsabilizados. Nós culpamos nossas ações em nossos pais, nossa genética, o ambiente em que fomos criados, instâncias da nossa infância, coisas que aconteceram nos dias escolares e, quantas vezes dissemos isso, porque estamos passando por tanto estresse. Hoje, mais do que nunca, há uma epidemia de não querer responsabilidade, de não assumir responsabilidades.

Esta é uma condição que tem atormentado o ser humano a queda no pecado. Hoje, no Livro de Ezequiel, lemos um provérbio sobre o qual as pessoas estavam bem familiarizadas nos tempos bíblicos. "O pai come uvas verdes e os dentes das crianças estão embotados". Isso significa que a razão pela qual as pessoas eram pecaminosas e não seguiram os caminhos de Deus nos tempos do Antigo Testamento não era sua culpa, pelo menos eles alegavam. Eles disseram que não eram culpados por não seguir os caminhos do Senhor, seu Deus e obedecer a todos os seus mandamentos. Foi culpa de seus pais.
Deus estava cansado disso e prometeu ao seu povo que ele não aceitaria o "jogo de empurra a culpa" que eles estavam jogando. Então, ele disse: "Basta disso. A gente não pode mais dizer que não é culpa nossa, que a gente não pode desistir do mal que praticamos e me seguir. Paremos de procurar desculpas para se recusar continuamente a fazer minha vontade. De agora em diante você saberá, a pessoa que pecar é aquela que pagará pelos pecados ".

Quando examinamos a lei de Deus para determinar como devemos viver como Seu povo, encontramos algumas coisas difíceis para nós vivermos. Quando lemos a Bíblia, somos confrontados com o fato de que não estamos vivendo do jeito que devemos ser. Temos duas escolhas antes de nós. Um leva à morte e o outro leva à vida.

O caminho até a morte é quando deixamos de assumir a responsabilidade pelo nosso pecado. Por exemplo, diz o Senhor, não matarás. No valor nominal, concordamos de todo o coração com este mandamento. Mas, quando examinamos cuidadosamente, achamos que isso significa que não devemos apenas condenar aqueles que assassinam pessoas inocentes, mas também devemos cuidar de todos os que honestamente precisam de nossa ajuda. Então, por que nos calamos frente à corrupção e desvios de verbas que causam a morte por todos os cantos do país?

No momento que somos questionados ou nos sentimos pressionados pela lei de Deus, nós dizemos coisas como: "Não é minha culpa que as pessoas sejam pobres e morrem na fila dos hospitais. Eles deveriam ter ficado na escola, não gastariam todo seu dinheiro, não ficariam doentes. Talvez eles estejam preguiçosos. Se seus pais apenas lhes ensinassem como ganhar a vida. Eu pago impostos, por que o governo não faz alguma coisa? " Aliás, não é minha culpa a corrupção e roubalheira, eu votei no fulano. ”

Nós nos gostamos de empurrar a responsabilidade de cuidar do nosso próximo, e nós jogamos a culpa em outro lugar, em outra pessoa. E se esse mandamento não provar o meu ponto, há outros nove que você pode se candidatar.

Quando deixamos de assumir a responsabilidade pelo nosso pecado, mas culpamos a maneira como estamos em outras causas ou outras pessoas, perdemos a oportunidade de nos arrepender e receber o perdão de Deus. Este é o caminho da vida. Jesus foi à morte para perdoar não só os pecados que prontamente admitimos, mas todos os pecados, especialmente os que temos dificuldade em assumir a responsabilidade.

Isso quer dizer que não existem dois tipos de pessoas na terra, ou dois tipos de igreja, uma boa que realmente tentam ser seguidores obedientes de Deus, mas nem sempre podem fazê-lo por causa de sua situação, e o outro tipo de pessoas que não presta. Todos somos pecadores diante de Deus. Todos estávamos mortos em delitos e pecados, como diz a Palavra de Deus.

É por isso que, quando nos reunimos como comunidade, oramos a Deus e confessamos sempre os pecados em culto:

Deus misericordioso, confessamos que somos por natureza pecadores e impuros. Nós pecamos contra você em pensamento, palavras e ações, pelo que fizemos e pelo que deixamos desfeito. Nós não o amamos com todo o coração; nós não amamos nosso próximo como nós mesmos. Nós merecemos justamente a morte, presente e eterna.

Nós realmente acreditamos nisso, ou são apenas palavras que murmuramos porque são parte da liturgia do culto?

Precisamos assumir a responsabilidade pelo nosso pecado. Se a vida não está indo como você quer, não jogue a culpa disso em outra pessoa. Veja-se como um pecador miserável e pergunte-se por que você mereceria a Deus para lhe dar uma vida melhor? Então você começará a entender a graça de Deus.

Quando alguém aponta que está errado em nosso país, estado, município, ou até no mundo, não podemos vir com todos os tipos de razões para justificar nossas ações. Precisamos admitir a nossa natureza injusta e buscar o perdão. Não deixe o orgulho evitar que você seja reconciliado com Deus e com seu irmão ou irmã.

O nosso problema é que nos recusamos a assumir a nossa responsabilidade. Por exemplo, sabemos que a destruição da natureza é um atentado contra a criação de Deus. Por outro lado, não nos preocupamos muito com o lixo gerado em nossas casas. Sabemos que a água é pouca, mas não nos preocupamos com um consumo consciente. Esse fracasso em aceitar a responsabilidade por nossos próprios maus usos da criação será a nossa destruição de toda a humanidade.

Assumamos a responsabilidade pelo nosso pecado, mas demos toda a responsabilidade a Deus por nossa salvação. Se Deus atuasse do jeito que fazemos, ele teria examinado o mundo no primeiro dia, quando Adão e Eva desobedeceram ao único comando e os obliteraram. Nós nunca teríamos surgido. Mas Deus os salvou, ao salvar todos os que se voltaram para ele, prometendo entrar em nosso mundo e sacrificar-se para nos resgatar. Ele assumiu a responsabilidade quando nenhum de nós podia. Todo crédito, agradecimento e louvor é para Deus, o Pai e o Senhor Jesus Cristo, que estamos aqui hoje vivendo neste mundo. Deus nos deu a chance de viver como Seu povo. Nenhum de nós merece o seu perdão, mas Ele oferece a todos os que invocam o nome de Jesus.

A história que Jesus contou sobre o filho, que disse que iria trabalhar e não foi, e o outro filho que disse que não iria, mas depois mudou de ideia e foi trabalhar me lembra de como esquecemos nossas responsabilidades cristãs.
Quando Deus nos dá um filho, agradecemos que traga essa criança à igreja para o santo batismo e prometa ensinar à criança os caminhos de Deus e providenciar suas instruções cristãs. Esta é a maior responsabilidade de ser um pai.

Muitos pais hoje estão tentando fazer o que é certo e dar aos seus filhos todas as oportunidades para experimentar a vida. Eles os conduzem aqui e ali, inscreva-os em todas as aulas e oportunidades, procurando a melhor escola, o melhor esporte, o melhor programa. Mas quando se trata do que é mais importante, aprender a Palavra de Deus, de cumprir a promessa feita no batismo desta criança, de ensinar o Pai Nosso, os Dez Mandamentos e ensiná-los a orar, nunca há tempo sobrand0. Quando as crianças crescem e se afastam do Senhor e abandonam sua promessa de batismo e confirmação, os pais ficam angustiados. Em seguida, a única responsabilidade que resta é admitir o seu fracasso em guiar seus filhos no caminho certo como eles prometeram, buscar o perdão de Deus e comprometer seus filhos crescidos ao Senhor. No entanto o que se faz é empurrar a responsabilidade para igreja que não buscou o filho em casa para o culto infantil, ou não ofereceu JE – ainda que não se dispunham a participar, ou o pastor que não “converteu” o filho no EC.

Deixa eu dar outros exemplos de tentação de empurrar a culpa. "Nossa igreja não era atrativa o suficiente. A comunidade não tinha os programas certos. O culto era muito litúrgico e formal. As pregações do pastor eram muito longas. Os bancos da igreja são muito duros". Em vez disso, devemos deixar cada pessoa confessar seus pecados a Deus e buscar a graça de Deus. Deixe-nos assumir a responsabilidade por nós mesmos e confiar no poder de Deus para curar nossos fracassos.

Assumir a responsabilidade por si mesmo. Se a gente quer uma vida com Deus, mas achamos que ser um cristão é difícil, não culpemos ninguém além de nós mesmos. Não são os nossos pais, nem o nosso trabalho, nem a nossa situação financeira atual. Reconheçamos que a gente tem um coração de pedra e pedimos a Deus para quebrar.

Olha, meus irmãos, se a gente quer que a Igreja seja uma força na vida, devemos ficar com ela. Se a gente quiser crescer na compreensão do caminho de Deus, devemos nos envolver na aprendizagem da Bíblia, nos trabalhos da comunidade. Se a gente quer um culto infantil ou JE para seus filhos ou netos para participar, devemos nos envolver generosamente que isso pode acontecer. Se a gente quiser que a Palavra do Senhor vá até os confins da terra, não podemos esperar que algum outro cristão cuide para que isso aconteça. Devemos, unidos, ir adiante e fazer acontecer.

Assumir a responsabilidade parecerá perigoso no início, mas lembre-se, quando vivemos pela graça, tudo o que tememos é perder o orgulho em nós mesmos. Quando você decide pintar sua casa sozinho, e você escalará essa escada até o topo do pico do telhado, é tudo o que você pode fazer para segurar as duas mãos. Mas como você vai pintar se você não soltar uma mão e pegar o pincel? Depois de um tempo você se envolve com a pintura, você quase esquece o quão alto está, e o trabalho se torna mais fácil. É o mesmo quando nos esquecemos das desculpas que usamos para não nos envolvermos com a missão de Deus e nos comprometermos com o Seu caminho. Deus nos agracia com o perdão e nos coloca no trabalho, e seguimos a partir daí, sempre dependendo de Sua Graça. Às vezes, olhamos para baixo e dizemos: "Uau, eu esqueci que eu estava bem aqui".

Nossos pais podem ter comido uvas verdes, mas não é por isso que nossos dentes não se colocam nos caminhos de Deus. Nossos pais formaram a comunidade, mas isso não nos libera de servir este Deus. Se não estamos tão perto de Deus como costumávamos, não é culpa de ninguém, é só nossa. Mas Deus deseja que retornemos a Ele hoje e todos os dias. Somos irresponsáveis ​​com as coisas mais importantes, e precisamos de sua misericórdia e perdão mais do que nunca.

A vida com Deus é muito melhor, muito melhor do que ter tudo o que poderíamos desejar ao viver sem Ele. Por isso precisamos assumir a responsabilidade agora. Confessemos nossos pecados e apeguemo-nos a sua misericórdia mais firme do que qualquer coisa. Deus nunca irá falhar com a gente.


A misericórdia de Deus será sempre nossa força. Amém.

No comments:

Post a Comment