Wednesday, September 13, 2017

Dos mandamentos para compromissos - Romanos 14: 1-12

Um rabino e um padre católico romano estavam sentados um ao lado do outro em um evento inter-religioso. Quando o jantar foi servido, alguém desatento colocou um bifão de pernil suíno no prato do rabino. O rabino não reclamou, mas simplesmente continuou a comer outras coisas que sua fé e o seu médico permitiam. O padre católico romano se inclinou em direção ao rabino e disse. "Rabino Cohen, você e eu sabemos que os tabus dietéticos do Antigo Testamento foram desenvolvidos em um momento da história em que a carne de porco era realmente perigosa devido à falta de refrigeração e baixa temperatura na culinária. É claro que a triquinose era epidêmica e seus antepassados ​​na fé consideraram como sendo melhor proibir comer porco para salvar a vida de muitos israelitas. Aqueles dias se foram, a carne de porco é muito segura, de baixo colesterol e de baixa gordura e não há motivo para se apegar a práticas antiquadas ou antigas da tradição. Quando você vai comer o seu primeiro bocado de presunto, aquela costelinha assada com farinha de mandioca, aquele pernil assado no forno... O Rabino fez uma pausa brevemente e depois respondeu: "no seu casamento, padre Maguire, no seu casamento"
As Escrituras para este domingo nos mostram o desenvolvimento da religião que era a fé que alimentou Jesus, desde a rígida adesão aos mandamentos, até o compromisso de servir a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo, como diz em Dt 6.4, repetido por Jesus em Mt 22.37-39. Êxodo 20.1-17 é um dos dois lugares onde encontramos os Dez Mandamentos entregues por Moisés à nação israelita aos pés do monte Sinai, o outro é Dt 5.1-21. Esses mandamentos são um bom primeiro passo para ajudar a criar uma nova comunidade a partir de um grupo de escravos que simplesmente estavam acostumados a só obedecer cegamente às ordens de seus mestres egípcios. A lei é a primeira aliança jurídica entre Deus e o povo de Israel, construída sobre a relação entre o Deus libertador com sua imensa graça e os servos emancipados. É muito importante o que chamamos de preâmbulo: "Eu sou o Senhor seu Deus, que o expulsou da terra do Egito”, não está separado de "Você não terá outros deuses antes de mim". É quase como se Deus estivesse dizendo "olhe o quanto eu fiz para você e quão pouco você tem que fazer por mim" E o pouco que você tem que fazer para mim vai é seguir estas normas que vai ajudá-lo a criar e sustentar sua nova comunidade ".
Mas o povo de Israel esqueceu a parte da relação, a parte de compromisso e depois de alguns anos os mandamentos foram separados dos compromissos de criar e manter a vida da comunidade e se tornaram apenas leis. Então, Deus enviou os profetas de Israel para lembrar às pessoas que Deus não tinha a intenção de substituir o compromisso de vida para chicotear com a regra do legalismo. Que a comunidade, que os mandamentos tornaram possíveis, foi sustentada através de um relacionamento correto com Deus e com o próximo, através de compromissos com Deus e com a vida do próximo.
A classe sacerdotal nunca gostou dos profetas e mataram muitos deles. Os sacerdotes debulharam os mandamentos, multiplicando estes numa série de leizinhas, que eles interpretaram sozinhos. Os Dez Mandamentos se multiplicaram em 613 regras e regulamentos. Romper qualquer um deles exigiu o pagamento do sacrifício certo e a realização do ritual correto, que eram mais leis cultuais. Os sacerdotes cobravam por estes dois para que a salvação das pessoas também se tornasse um bom negócio. Os profetas, precursores de nosso Senhor Jesus Cristo – este também considerado um profeta por israelitas e islamitas, denunciaram esta condição injusta, imposta pela classe sacerdotal, e injusta em termos inequívocos.
Quando Jesus entrou em cena, ele foi nutrido muito mais pela tradição profética do que pela classe sacerdotal. Os primeiros seguidores do Cristo Ressuscitado foram impulsionados e obrigados por textos que emanavam da tradição profética de Isaías, Amós e Ezequiel. Os primeiros apóstolos de Jesus, no entanto, se dividiram entre aqueles que acreditavam que uma adesão cuidadosa à lei era essencial para o novo movimento e aqueles, como Paulo, que acreditavam que Cristo havia nos libertar da escravidão da lei. Tendo passado vários anos como um observador cuidadoso e fascinante da lei como fariseu, ele é soube que não era na adesão aos mandamentos e cumprimentos de leizinhas, regras e normas, onde a salvação reside, mas no compromisso de ser um fiel seguidor do Senhor ressuscitado. Ele sabia o quão ridículo poderia tornar-se para continuar fazendo leis para tentar controlar todas as atividades diárias de uma pessoa. Ele também sabia como a lei às vezes serve para magnificar, extrapolar de proporção as coisas negativas que fazemos, chamando mais atenção ao pecado do que à salvação. Então, quando ele se aproxima do final da carta, que ele está escrevendo para os romanos, ele pede tolerância e compreensão com aqueles que discordam, pensam diferente, agem diferente. Em vez de criar mais e mais mandamentos, ele quer mais compromisso um com o outro e com a nova comunidade cristã em Roma. Algumas pessoas querem comer carne sacrificada no templo do deus Apolo? Deixe eles. Eles querem ser vegetarianos, p’ra não pecar comendo carne sacrificada a um falso deus? Deixe eles. Eles querem observar um determinado dia? Querem santificar o sábado? A sexta? O Domingo? E daí. Eles querem honrar seus mortos, levando flores ou comida no cemitério, com orações memoriais?
Onde está o dano? Você quer fazer novas regras, novas leis, e depois se julgar com essas novas regras? Cuidado! Há apenas um juiz, um senhor, um deus. O mesmo que deu os mandamentos e pede nossos compromissos, não por nossa obediência cega e não por uma discussão besta entre cristãos sobre quem obedece mais às leis que os outros, quem é salvo e quem não é, ou quem é cristão e quem não é.
Nosso relacionamento com Deus e uns com os outros está muito além da quantificação e esse é o ponto do texto evangélico em que Pedro pergunta a Jesus sobre o número de vezes que devemos nos perdoar um ao outro. Este não é um problema que surgiu para Pedro. Ele surgiu na comunidade inicial dos seguidores de Jesus e é por isso que Mateus tem que escrever sobre isso. Graças a Deus por isso, porque isso ainda acontece entre os cristãos hoje, tanto que precisamos se profetas e lembrar que nossos compromissos com Deus e com o próximo são muito mais importnates do que nossos mandamentos.
Mateus coloca Pedro em uma boa luz. Em outras palavras, ele também está colocando aqueles membros de sua igreja que estão dispostos a perdoar algumas vezes em uma boa luz. Perdoar sete vezes foi excelente da perspectiva de uma perspectiva legalista. Sete é um número místico, os dias da semana, as sete janelas para o mundo que Deus colocou em nossas cabeças, nossos dois olhos, duas orelhas, duas narinas e uma boca.
Sete, no entanto, ainda eram legalistas. Jesus dá uma resposta que não é legalista. Setenta vezes sete não é 490! É uma expressão usada para esticar a mente e o espírito daqueles que ouvem a resposta. É um apelo à comunidade para um compromisso de ir além dos mandamentos. Jesus, em Mateus continua a reforçar o ponto do que ele está dizendo, adicionando a parábola em que um empregado muito endividado é tratado com compaixão por seu mestre, enquanto ele, por sua vez, negocia de uma maneira a partir da lei e tiranicamente com um servo que o deve muito pouco. Ecoa no fundo desta história parte da oração do Senhor "nos perdoa nossas dívidas enquanto perdoamos nossos devedores". Comunidade recebem de Deus compromissos, não mandamentos.
Agora, vamos avançar para o início do terceiro Milênio da era cristã. Os seguidores de Jesus Cristo que vieram livrar-nos da escravidão à lei, todos os admiradores de Paulo, o apóstolo dos gentios que derrotou habilmente os judaizantes, o partido da circuncisão, que queria que o cristianismo fosse uma seita do judaísmo confinado e controlado pelas leis de Moisés. Os crentes do Deus de Israel, que deveriam nos libertar agora, se opõem um contra o outro, passando lei, sobre lei, proibição em cima de proibição. A maioria das principais denominações autoproclamadas evangélicas, a seção do cristianismo que nasceu em rebelião contra o controle de leis e dogmas agora multiplicam regras e regulamentos em uma fútil tentativa de ditar aos outros como nossa vida comum deve ser vivida. Esquecendo nossos compromissos, vemos ao redor que estamos retornando aos mandamentos e legalismo como forma de organizar nossa vida cultual e missionária. Em nossa reação em pânico à perda de membros e influenciamos nós, como Esaú, estamos dispostos a negociar o direito da graça evangélica, uma sã e sonora doutrina para o prato macio do imperialismo legalista que escravisa.
Possuo, em minha pequena biblioteca, alguns exemplares dos escritos de Lutero, além de outros de teologia luterana. Conheço o catecismo menor e o maior e já li alguns dos escritos de Lutero e sou defensor ferrenho da graça e da fé cristã de confissão luterana. O problema é que também esta é a fé através do qual alguns de nós desejamos controlar os outros. Os Catecismos e o Livro de Concórdia, por exemplo, originalmente são destinados a ordenar a nossa vida comunitária, mas também pode destruí-la. Como os antigos israelitas, nós também, e eu não quero dizer apenas luteranos da IECLB, mas cristãos em geral, esqueceram nossos compromissos e multiplicamos nossos mandamentos. Se a questão é a sexualidade ou o cuidado do meio ambiente, ou questão de gênero, ou vida paroquial, aprovamos resoluções, regras criadas e ações mandatadas que têm pouco a ver com o anúncio do incrível amor de Deus por nós. Nós multiplicamos setenta vezes sete. Pretendemos colocar nossos irmãos de fé em algum tipo de prisão, esquecendo a incrível dívida que Deus perdoou a cada um de nós.
Ao ouvir em todo o país, você sabe do que estou falando. Presbiterianos, Luteranos, Metodistas Unidos etc., etc., estamos todos envolvidos em batalhas internas em que nossos livros de ordem, por qualquer nome, ameaçam suplantar a Palavra de Deus contida na Escritura.

À medida que vamos a nossas igrejas neste final de semana de setembro, em um momento em que costumamos realmente nos voltar para a igreja, retornemos ao amor que criou nossa comunidade de fé, que moveu nossa comunidade. Movamo-nos, como Deus quis, de mandamentos para compromissos.

No comments:

Post a Comment