Monday, September 04, 2017

Expectativas injustas com as famílias ministeriais.

Eu nunca vi este tipo de expectativa com as esposas de médico, ou de um engenheiro. Bem sei que o ministério não é profissão, mas vocação. No entanto as pessoas colocam expectativas estranhas na família ministerial que não colocariam  na família de outros profissionais.

Eu digo para vocês que esposa ou o esposo do ministro ou da ministra, bem como toda a família, em muitas paróquias carrega pesados ​​fardos.

Às veze os membros colocam muitas expectativas sobre a família dos ministros e ministras, na maioria das vezes, são expectativas impossíveis e, diga-se claramente, muito injustas.

Aliás, para ser justo, esta postagem poderia se referir a qualquer pessoa das lideranças da comunidade ou paróquia, homem ou mulher, no entanto e preferi me referir aos chamados de cônjuge dos ministros e ministras. Um motivo é simplificar, outro é porque eu principalmente, com minha família, faço parte deste grupo.

Então, quais são algumas dessas expectativas injustas? Aqui estão as dez melhores expectativas impostas aos cônjuges de ministros e ministras.

  1. "Espero que compareçam a todas as funções da igreja". Uma esposa nos disse que os membros da igreja se ressentem quando ela é vista fazendo algo fora da igreja, ou assume um emprego que não permite ela estar no grupo da OASE.
  2. "Muitos membros da igreja esperam que eu saiba tudo o que está acontecendo na igreja". Em outras palavras, eles devem saber tudo o que seu ministro / marido ou ministra/esposa sabe. Minha filha se queixou de diversas vezes cobrarem dela conhecimentos bíblicos, afinal ela “é filha do pastor”.
  3. "Nós temos vários membros da igreja que se sentem livres para reclamar sobre meu marido", disse uma esposa de pastor. Então, sua igreja tem vários membros que faltam em inteligência emocional.
  4. "Os membros da Igreja pensam em mim como a secretária pessoal do pastor, me dando mensagens para ele". Uma esposa compartilhou conosco que recebeu onze mensagens para dar ao marido depois de um serviço de culto específico.
  5. "Ainda estou espantado com quantos membros da igreja esperam que eu atue como um segundo ministro". Alguns devem liderar música ou tocar piano. Espera-se que outros atuem em um papel específico do ministério, como diretor de estudantes ou crianças, coordenadora da OASE, líder da JE.
  6. "Alguns dos membros esperam que nossos filhos sejam perfeitos e atuem perfeitamente." Uma esposa explicou que ela e seu marido eram novos em uma igreja quando um membro da igreja os confrontou sobre seus filhos com boa frequência. Seu pecado extravagante era que a criança, de cinco anos, estava correndo na igreja depois de um culto.
  7. "Eu sempre deveria ser perfeitamente formado e vestido quando eu sair da casa." Um membro da igreja expressou sua consternação com a esposa de um pastor que entrou em um supermercado sem maquiagem, vestindo jeans e camiseta. Você não pode fazer essas coisas!
  8. "Eu não tenho liberdade em nossa igreja para ser tudo menos que perfeitamente emocionalmente composto." Esta é uma das muitas que se ouve, o cônjuge do ministro ou da ministra precisa ser emocionalmente impecável. Conta-se de uma liderança comunitária que chamou a atenção  da esposa de um pastor por derramar lágrimas na igreja quatro dias depois que seu pai morreu.
  9. "Eu acho que alguns dos nossos membros da igreja esperam que minha família faça um voto de pobreza". Ela estava especificamente se referindo à crítica que recebeu por terem comprado um novo carro.
  10. "Tantos membros da igreja esperam que eu seja seu melhor amigo". E, obviamente, a esposa de um pastor não pode ser o melhor amigo de todos, então ela decepciona ou irrita os outros.

Estes são alguns dos comentários que a gente escuta ao longo dos anos das esposas dos pastores, muitas vezes feitos em tom de brincadeira, mas refletindo a verdade diária. E parece que estes comentários são mais tendenciosos quando se observa o gênero. Por exemplo, o marido de uma ministra pastora comentou que raramente tem a pressão e as expectativas que ele vê impostas às cônjuges dos ministros. Será por que se cria a expectativa de que esta viva na dependência?

Mas, mais do que outros cargos de pessoal, o pastor é, naturalmente, o foco de atenção e, muitas vezes, críticas.


E a família do pastor, por extensão, torna-se o foco de expectativas injustas e nada razoáveis.

No comments:

Post a Comment