Saturday, April 29, 2017

Cinco razões por que "Evangelho da Prosperidade" é, na verdade, uma religião não-cristã.



Ser um cristão bom e fiel resulta em boa saúde, longa vida, abundância de bens e riqueza material?
Essa é a crença sutil - nem  tão sutil - de um tipo de cristianismo que muitas vezes é chamado de "evangelho da prosperidade".
Há um número crescente de cristãos que acreditam que - uma quantidade chocante, na verdade. E não apenas nos Estados Unidos e no Brasil, infelizmente esta é uma crença crescente em todo o mundo. Acho que isso está acontecendo em grande parte porque o cristianismo carismático é a marca de crescimento mais rápido do cristianismo em muitos lugares, e o evangelho da prosperidade é algo que parece ter infectado círculos carismáticos mais do que outros.
Enquanto eu acredito que nós como cristãos devemos ter cuidado ao declarar quem está dentro e quem está fora  e não sermos julgadores - eu sinto a ira dos caçadores hereges, então eu sei como é isso - , quando se trata deste sistema de crenças que associa ser um bom cristão com o materialismo, a saúde e a riqueza, não podemos ficar em silêncio ou pontuar em palavras: o evangelho da prosperidade está completamente fora da religião cristã. Não é cristianismo, ponto final!
Aqui estão cinco razões que uso de argumento:

 5. O evangelho da prosperidade nos encoraja a sermos focados em dinheiro em vez de focados em pessoas, no próximo.
Dentro do movimento da prosperidade, o objetivo final é como chegar daqui - falta de riqueza material - para lá - uma abundância de riqueza material.
Isso coloca o foco último desta religião no materialismo - mas não é nisso que o cristianismo é focado.
O cristianismo é uma religião que se concentra em outras pessoas - como amar outras pessoas, como discipular outras pessoas nos caminhos de Jesus e como ser o agente tangível de Deus na vida dos outros. Nada sobre o verdadeiro cristianismo é sobre o individualismo ou individualidade - na verdade, Jesus disse para se tornar um cristão que você realmente teve que morrer para si mesmo.

4. O evangelho da prosperidade promove uma religião baseada no desempenho.
O cristianismo não é uma religião sobre desempenho, mas o evangelho de prosperidade é tudo sobre desempenho.
O evangelho da prosperidade ensina que se você faz X, Y e Z - um deles geralmente envolve o envio de dinheiro para um cara, um pregador, na TV -  você receberá mais em troca - um conceito que eles chamam de "semeadura". Este paradigma vê o favor de Deus como algo que você ganha fazendo, em vez de algo que você recebe livremente pela graça de Deus.
Na verdade, Jesus acabou com este conceito quando ele descreveu o amor e o favor de Deus como sendo como a chuva que cai sobre aqueles que fazem o bem e aqueles que fazem o mal. Ele até chegou a dizer que Deus é realmente gentil com os ímpios.
Mas em vez de ver o amor e a bênção de Deus como algo livremente dado através de sua graça, o evangelho da prosperidade associa o favor de Deus com o comportamento correto, e interpreta tempos difíceis como Deus impedindo seu favor. Mas de acordo com a Bíblia, nada disso é verdade.

3. O evangelho da prosperidade promove um dos pecados mais freqüentemente condenados nas Escrituras: a ganância.
O evangelho da prosperidade é um evangelho sobre o ter mais, e que se opõe completamente ao que o cristianismo é.
Um dos pecados mais freqüentemente condenados nas escrituras é o da ganância, chegando mesmo a dizer que a ganância é idolatria. Na verdade, o apóstolo Paulo achou que a ganância é uma forma tão repulsiva de idolatria que ele ordenou aos cristãos que se recusassem a compartilhar refeições com alguém que se dizia cristão, mas era ganancioso.
Em vez disso, a mensagem cristã é aprender a contentar-se com o que você tem. Nos 10 Mandamentos somos ensinados a não "cobiçar" o que é o mesmo que dizer, "ficarás contente com o que tens". Mais uma vez, Paulo fala sobre isso e reconhece que a vida terá ciclos onde você tem abundância e Ciclos onde você não tem o suficiente, mas que o que Deus quer para nós em todos esses lugares é se contentar com o que temos.
Resumindo: se você tem o que você precisa, mas ainda quer mais - especialmente enquanto os outros estão sem - você é ganancioso, e este pecado é biblicamente considerado maldade, mesmo que a sociedade moderna - e o cristianismo americanizado, implantado no Brasil - desculpa.

2. O evangelho da prosperidade promove o elitismo entre o corpo de Cristo.
Uma das crenças centrais do cristianismo é que estamos todos em um campo de jogo igual aos olhos de Deus. Somos todos criados à imagem de Deus e temos um valor insuperável, tanto que Jesus morreu por nós. Para aqueles de nós que são cristãos, a Bíblia diz que todos somos parte de "um corpo" e que somos iguais. No entanto, o evangelho da prosperidade tem uma maneira de criar um status de elite dos cristãos - porque se você é realmente rico, deve ser porque você está fazendo isso melhor do que todos os outros.
Há alguns anos atrás, os pregadores da prosperidade, Kenneth Copeland e Jesse Duplantis, argumentaram que precisavam voar em jatos particulares porque voar em uma companhia aérea era como entrar num "tubo comprido com um bando de demônios". Eles também lamentavam o quão irritante seria para as pessoas a chegar até eles e pedir oração ... assim, eles "precisam" para voar em jatos particulares.
Este tipo de elitismo nojento não está apenas fora do cristianismo, é oposto ao cristianismo. De modo algum reflete o Jesus sem-teto, que não tinha onde “reclinar a cabeça” que saía com o pior dos pecadores.

1. O evangelho da prosperidade perverte o propósito de Deus na bênção material.
Deus pode abençoar com excesso material? Certamente! A Bíblia diz que todo dom bom e perfeito que recebemos vem de Deus. Mas o evangelho da prosperidade esquece que, nas ocasiões em que Deus abençoa alguém com excesso financeiro ou material, essa bênção vem com um propósito específico: abençoar os outros.
Quando Deus nos dá mais do que o que precisamos, ele o faz com a esperança de honrá-lo, compartilhando-o com outros que não têm o suficiente. A igreja primitiva no livro de Atos realmente fundou a primeira comunidade cristã nesta premissa - quando eles tinham mais do que necessário, eles compartilhavam suas riquezas com quem não tinha e não havia "nenhum pobre entre eles".
A ideia de que Deus dá a algumas pessoas mais do que o que elas precisam para que possam desfrutar da alta vida de luxo, enquanto as pessoas ao seu redor morrem de fome e doença, é uma repugnante perversão atual do Evangelho.
...
Há muitas coisas que estão matando a igreja hoje, mas uma das maiores coisas que matam a igreja é a ascensão de uma religião falsa e anti-Cristo que tantas pessoas acreditam erroneamente que é parte do cristianismo.

Deixe-me ser contundente: o evangelho da prosperidade e aqueles que o pregam não fazem parte da fé cristã. Acabaram por criar a sua própria religião do materialismo e estão falsamente chamando esta de "cristão".

Adaptado de http://www.patheos.com/blogs/formerlyfundie/5-reasons-prosperity-gospel-actually-non-christian-religion/?utm_campaign=shareaholic

No comments:

Post a Comment